Agrupamento de Escolas António Aleixo debate Tribunal, Escola e Comunidade em Portimão

Estará presente o jovem João Pedro Camer, que vem partilhar, na primeira pessoa, a sua história no sistema de promoção e proteção

O seminário “O Tribunal, a Escola e a Comunidade – O modelo de Justiça Restaurativa na promoção e na proteção” vai decorrer esta sexta-feira, dia 10 de Janeiro, às 17h00, o auditório do Museu Municipal de Portimão.

Esta iniciativa, organizada pelo Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, insere-se nas comemorações da proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança pela Assembleia Geral das Nações Unidas (1989), e tem como objetivo a reflexão acerca do conceito de Justiça Restaurativa, bem como acerca da sua aplicabilidade no domínio da promoção e da proteção.

«Na atualidade, o paradigma restaurativo da Justiça tem vindo a ser aplicado em diversos domínios, nomeadamente o domínio criminal, o domínio educacional e o domínio da promoção dos direitos e da proteção de crianças e jovens», explica a organização do seminário.

«Corresponde, contudo, a um conceito muito antigo, experienciado por povos como os Maori, na antiga Nova Zelândia, que usavam princípios restaurativos para solucionar situações de conflitos entre infratores e suas vítimas, tendo em vista os interesses coletivos e o bem-estar de toda a comunidade».

Isabel Quirino, psicóloga do Agrupamento, explicou ao Sul Informação que «o nosso objetivo é começar a discutir este conceito de Justiça Restaurativa, que nos parece que poderá vir a ser muito útil nas escolas».

O programa do Seminário inclui comunicações de Joaquim Manuel da Silva, juiz do Juízo de Família e Menores de Mafra, e de Ana Fazenda, coordenadora da Equipa Técnica Regional do Algarve/Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Inclui igualmente uma comunicação do jovem João Pedro Camer, que vem partilhar, na primeira pessoa, a sua história no sistema de promoção e proteção.

As inscrições, abertas a toda a comunidade, podem ser efetuadas através de formulário em www.cfaeportimao-monchique.com.pt (Ação de Curta Duração para Docentes) ou de email para [email protected] (Comunidade em geral).

Comentários

pub