Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina chegou a Lagos

Troço entre o Burgau e a cidade de Lagos já está operacional

A rota pedestre Trilho dos Pescadores chegou à cidade de Lagos. Esta etapa daquele que é, «provavelmente, um dos melhores trilhos costeiros do mundo», já foi delimitada e liga o Burgau a Lagos, passando pela Praia da Luz e pela Ponta da Piedade, «locais de grande beleza natural e paisagística», segundo a Câmara de Lagos.

Esta é uma das 13 etapas do “Trilho dos Pescadores”, que tem 226,5 quilómetros de extensão e está inserido na Rota Vicentina.

O percurso segue «sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelos locais para acesso às praias, ao longo das falésias, com alguma exigência a nível físico, mas em contacto permanente com o vento do mar e da natureza selvagem».

A criação da etapa lacobrigense desta rota pedestre foi apoiada financeiramente pela Câmara de Lagos, que também já aprovou a celebração de um acordo de cooperação com a Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina para a gestão e manutenção do trilho.

A autarquia vai dar um apoio de 3600 euros à associação para ajudar a manter a via, nomeadamente «a manutenção de postes de marcação, das placas sinaléticas e direcionais e ainda dos placards/outdoors informativos».

«O acordo de colaboração procura, também, consolidar o projeto como instrumento de sustentabilidade social, ambiental, económico e cultural para o território, particularmente para o concelho de Lagos», acrescentou a Câmara.

O projeto da Rota Vicentina visa «confirmar a região como destino internacional de turismo responsável, nos segmentos ativo e de natureza, unir a região – empresas, instituições e comunidades, em torno de um projeto responsável e sustentável, trazer novos mercados e estimular novos negócios na região e sensibilizar as comunidades locais e os visitantes do território para a importância da preservação do património natural e cultural e para o desenvolvimento sustentável de toda a região».

Comentários

pub