Secundária de Loulé participa em projeto Erasmus+ “A paisagem ontem e hoje”

Todas as despesas de deslocação e alojamento foram suportadas pela Agência Nacional Erasmus+ checa

Os professores Duarte Duarte, Lucília Pires e Paulo Ribeiro, da Escola Secundária de Loulé, estiveram, de 28 a 30 de Novembro, na reunião de abertura do projeto Erasmus + “A paisagem ontem e hoje”, que se realizou em Stare Mesto, na República Checa. 

Nesta reunião participaram parceiros das escolas Střední odborná škola a Gymnázium (República Checa), Colegiul National Anastasescu (Roménia) e NTI Gymnasiet Lund (Suécia).

O projeto tem como objetivo alertar os alunos e a comunidade para as alterações naturais ocorridas nos últimos 100 anos, através da análise da paisagem circundante das escolas participantes, de modo a explicar as mudanças do ponto de vista histórico, biológico, geográfico e ambiental.

Os alunos utilizarão Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e dispositivos de Posicionamento Geográfico (GPS). Os SIG serão utilizados para mapear a paisagem e perspetivar as mudanças na utilização do solo.

 

 

Os dispositivos GPS serão usados para mapear a presença de plantas invasoras na paisagem ou a presença de espécies interessantes ou ameaçadas de plantas e animais e identificar potenciais problemas ecológicos.

Durante a mobilidade foram distribuídas e agendadas todas as atividades a desenvolver e calendarizadas as mobilidades à Roménia, onde será discutida a paisagem no passado, à Suécia, onde será discutida a paisagem no perspetiva geográfica, a Portugal, onde será abordada a perspectiva biológica e à República Checa que será dedicada à perspetiva ambiental.

Os professores participaram ainda em workshops onde receberam formação em SIG, em software de código livre QGIS e sua utilização em conjunto com aplicações móveis que utilizam funcionalidades GPS.

Todas as despesas de deslocação e alojamento foram suportadas pela Agência Nacional Erasmus+ checa.

Comentários

pub