Portimão já tem novo clube de escrita criativa para jovens

Iniciativa é destinada a jovens a partir dos 12 anos

Portimão já tem, desde o passado dia 13 de Dezembro, um novo clube de escrita criativa para jovens. 

A iniciativa, destinada a jovens a partir dos 12 anos, decorre na Biblioteca Municipal de Portimão, quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h30 às 19h30.

O Clube de Escrita Criativa para Jovens será um meio para os participantes transmitirem, segundo os seus princípios, as suas ideias e sentimentos, tendo como base as palavras.

«Pretende-se com este clube criar hábitos e rotinas de escrita que podem ser enraizados e mais desenvolvidos com o decorrer do tempo por todos aqueles que assim o desejarem», salienta Analita Santos, a responsável pela iniciativa.

Ao longo de seis sessões, os participantes poderão escrever, ler e dialogar de forma descontraída sobre as suas criações literárias.

Neste primeiro nível, que decorrerá de 13 de Dezembro a 20 de Março, os participantes ficarão a conhecer o mundo da escrita criativa, mediante o recurso a temas específicos e exercícios criativos, como o binómio fantástico, desbloqueio da criatividade, observação e escrita sensorial, estrutura narrativa, criação de personagens e biblioterapia.

Todos os meses, os participantes serão convidados a escrever um texto à luz de um tema apresentado durante a sessão. O texto será, depois, publicado online em www.oprazerdaescrita.com.

As sessões vão ser conduzidas por Analita Santos. Depois de uma licenciatura em Marketing e uma Pós-Graduação em Gestão, trabalhou no setor das viagens, organização de eventos, foi formadora, desempenhando ainda cargos de direção de Marketing e Comunicação na área do Turismo, estando a escrita sempre presente como ghostwriter.

Depois de 20 anos ligados à escrita de forma anónima, Analita Santos publicou, em 2018, o seu primeiro livro infantojuvenil, seguindo-se a publicação de dois contos de ficção para adultos.

A escritora algarvia está a finalizar o segundo livro da trilogia infantojuvenil “A Irmandade da Rocha”, dedicado à problemática da poluição do mar pelo plástico, entre outros projetos ligados à escrita e à formação de adultos e crianças.

A 2ª edição do seu livro “A Irmandade da Rocha” foi, de resto, apresentada no dia 14 de Dezembro, às 16h00, no “Atelier Miúdos e Graúdos” na Biblioteca Municipal de Portimão.

A participação no Clube de Escrita Criativa para Jovens é gratuita, mas sujeita a inscrição, com um limite máximo de 15 participantes.

Para inscrições e esclarecimentos, deverá enviar um email para [email protected] ou telefone 282 480 476.

 

Programa:

10 de Janeiro: O desbloqueio da criatividade: histórias com objetos

24 de Janeiro: Escrever intuitivamente: a mão que escreve é a mão que pensa

21 de Fevereiro: Escrever é observar com todos os sentidos

6 de Março: Uma história com princípio, meio e fim

20 de Março: Vamos criar personagens

Comentários

pub