Máquina de TAC do Hospital de Faro está avariada, mas volta ao serviço ainda hoje

Reparação está quase concluída, diz o CHUA

A máquina de TAC – Tomografia Axial Computadorizada do Hospital de Faro está avariada desde sábado, denunciou ontem, domingo, Luís Montenegro, candidato à liderança do PSD. O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) confirmou a situação, mas garantiu que a reparação está em curso e será concluída ainda hoje, segunda-feira, dia 30.

A denúncia de nova avaria neste equipamento, que já tem cerca de duas décadas e é o único do género existente no Hospital de Faro, foi feita pelo social-democrata após uma reunião que manteve, em Faro, com Martins dos Santos, diretor do serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, e com João Dias, do Sindicato Independente dos Médicos.

Contactado pelo Sul Informação, o CHUA revelou que a avaria foi detetada «no sábado de manhã, quando o equipamento foi ligado. Imediatamente foi pedido apoio técnico remoto à Siemens, mas verificou-se que o arranjo teria de ser feito presencialmente. A reparação já está em curso e o equipamento voltará a ficar operacional ainda hoje».

«Não houve nenhum doente que ficasse sem fazer exame. Ontem, não havia exames programados e os casos urgentes foram reencaminhados para o Hospital Particular das Gambelas, ao abrigo dos protocolos que existem. Fizeram o exame e voltaram. Hoje, os exames que estavam marcados foram reagendados e serão realizados nos próximos dias», garantiu o CHUA.

Segundo o Conselho de Administração dos hospitais algarvios, está já em curso o procedimento para instalação de uma segunda máquina de TAC no hospital de Faro, que deverá estar operacional «dentro de um mês ou mês e meio».

Comentários

pub