Até embarcações históricas haverá na passagem de ano de Albufeira

Festa começa às 22h00

Haverá música, com Amor Electro e The Black Mamba, acrobacias aéreas e até a presença de várias embarcações históricas, como o navio Santa Maria Manuela, que estarão junto à linha da praia. Assim será a passagem de ano em Albufeira que promete ser «uma das mais épicas de sempre em Portugal». 

Terra, fogo, mar e ar. Os quatro elementos vão-se unir no Albufeira Carpe Nox, o evento de celebração do Ano Novo, promovido pelo Município de Albufeira, com criação e produção da Tavolanostra Eventos Globais.

Depois de divulgados os nomes do cartaz musical, acaba de ser confirmada a presença do histórico navio Santa Maria Manuela na celebração.

O evento contará com a presença de várias embarcações carregadas de história. No mar, junto à linha da praia, vão estar várias embarcações a iluminar o cenário, entre as quais se destacarão, pelo seu carisma, o Santa Maria Manuela, o Condor de Vilamoura e o Santa Bernarda.

Ao largo da Praia dos Pescadores vão estar muitas outras embarcações, de empresas marítimo-turísticas que dispõem de pacotes que possibilitam assistir a todo o evento em local privilegiado.

O Santa Maria Manuela é um antigo bacalhoeiro, construído juntamente com o Creoula no final dos anos 30, para participar nas campanhas na Terra Nova e na Gronelândia, e que representou um marco singular para a indústria naval portuguesa.

Como se lê no site do navio, «o Santa Maria Manuela é um dos últimos exemplares da lendária Frota Branca Portuguesa (Portuguese White Fleet). O nome foi atribuído pelas comunidades da Terra Nova durante a II Guerra Mundial. Durante esse período alguns navios foram atingidos por torpedos de submarinos. Após esses trágicos episódios, o Estado Maior Naval decidiu mandar pintar de branco os cascos da frota de pesca portuguesa».

«Os bacalhoeiros partiam em comboio desde Lisboa em direção à Terra Nova e Gronelândia com o nome e bandeira de Portugal bem visíveis no casco – o nosso país manteve a neutralidade durante o conflito. Dessa frota mítica – imortalizada no livro A Campanha do Argus, de Alan Villiers – resta apenas o Santa Maria Manuela, o Argus, o Creoula e o Gazela I», acrescenta.

Já o Condor de Vilamoura, atracado na Marina e onde opera, há 32 anos, em passeios turísticos, é uma réplica das escunas de pesca americana construídas entre 1825 e 1935.

Desenhado em Miami pelo Arquiteto Jim Krogen, o barco foi construído em 1986 no Estaleiro Naval de Seixal para desenvolver atividades marítimo-turísticas na costa algarvia.

Por fim, o Santa Bernarda é uma caravela com dois mastros construído à imagem dos velhos navios-piratas, mas com tecnologias e técnicas de navegação atualizadas.

Este ano, a passagem de ano em Albufeira promete «um espetáculo multissensorial» que, além dos concertos à beira-mar com Amor Electro e The Black Mamba, vai incluir elementos de pirotecnia no mar e na praia, aerobática sincronizada, e ainda um palco criado especificamente para esta noite.

Tudo começa às 22h00 e prolongar-se-à durante a noite.

Comentários

pub