Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Entre os 10 municípios portugueses que têm maior percentagem de estrangeiros no total da sua população estão oito concelhos algarvios (Vila do Bispo, Albufeira, Lagos, Aljezur, Loulé, Tavira, Lagoa e Portimão) e um alentejano (Odemira). Os dados, referentes a 2018, foram revelados esta quarta-feira, 18 de Dezembro, pela Pordata, no Dia Internacional das Migrações. 

Assim, neste top 10 só há um município fora do Algarve ou Alentejo – Lisboa, neste caso. Em Vila do Bispo, Albufeira, Lagos e Odemira, os números mostram que pelo menos um em quatro residentes é imigrante.

Mas vamos aos dados concretos. Em Vila do Bispo, 30,2% da população é estrangeira, seguindo-se, no ranking, Albufeira (30,1%), Lagos (26,7%) e Odemira (24,8%).

lagos eventos

No restante top 10, estão Aljezur (23,9%), Loulé (21,7%), Tavira (20,8%), Lagoa (18,3%) e Lisboa (15,5%), fechando com Portimão (15,1%).

A Pordata, base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, também dá conta de que, desde 2008, foram os nepaleses a comunidade estrangeira que mais cresceu. Havia, em 2018, 21 vezes mais pessoas desta nacionalidade, em Portugal.

Seguem-se os franceses, que são quatro vezes mais. Destaque ainda para a comunidade indiana, espanhola, chinesa e britânica, que quase duplicou a sua presença em Portugal.

De acordo com os mesmos dados, cerca de um em cada 10 bebés nascidos em Portugal tem mãe estrangeira.

sessões de cinema de inverno
teatro das figuras

Também poderá gostar

IMAGEM-lince-iberico

População de lince ibérico aumentou 19% num ano e supera os 2.400 animais

Mercadinho de Peixe Alvor (1)

Arraial, tertúlia e lota viva à antiga celebram Dia do Pescador em Alvor

PRISÃO_GRADES_2

Prisão preventiva para suspeito de maltratar família em Viana do Alentejo