Voluntários ajudam a limpar a Praia de Faro

O programa “Mares Circulares” volta a passar em Faro

Voluntários vão ajudar a limpar a Praia de Faro na quinta-feira, dia 7 de Novembro, ao abrigo do programa “Mares Circulares”, que volta a incluir a zona balnear farense.

Em 2019, vão associar-se ao evento a Escola Profissional Dom Francisco Gomes d´Avelar, a Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e a Universidade do Algarve para a Terceira Idade.

Esta é uma iniciativa aberta a toda a comunidade e quem quiser participar e dar o seu contributo, pode inscrever-se enviando email para o endereço [email protected], indicando nome e data de nascimento.

Mais do que uma recolha de lixo, o “Mares Circulares” é um projeto de sensibilização ambiental. Desta forma, «as instituições participantes na limpeza de Faro recebem formação sobre a problemática do lixo marinho e como chega às praias, a importância da reciclagem e da separação correta de resíduos, a necessidade do consumo responsável e do investimento na economia circular», segundo os organizadores do evento.

A sensibilização ambiental e a coordenação da ação de limpeza em Faro são da responsabilidade da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, Organização Não Governamental parceira do projecto “Mares Circulares” em Portugal. Esta acção conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro e da Universidade do Algarve.

Na primeira edição desta iniciativa da Fundação Coca-Cola e da Coca-Cola European Partners (CCEP), que teve lugar no ano passado, foram retirados cerca de 800 quilos de lixo de seis praias portuguesas e enviados para tratamento e reciclagem seletiva.

«Como resultado do projecto, a Coca-Cola produziu este ano as primeiras garrafas no mundo fabricadas com material proveniente de plástico marinho e aptas para serem utilizadas em alimentação e bebidas. As 300 garrafas apresentadas este mês em Londres utilizaram 25% de plástico reciclado proveniente de praias e fundos marinhos de Portugal e Espanha», segundo os organizadores.

Este ano, o programa “Mares Circulares” já promoveu intervenções na costa de Viana do Castelo, na Caloura (Ilha de São Miguel), na praia de Galapos (Setúbal), Bom Sucesso (Óbidos), Melides (Grândola), com a participação de mais de 2000 voluntários.

Estão ainda previstas ações de limpeza de praia e de sensibilização ambiental na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal), Porto Santo (Arquipélago da Madeira), Praia do Aterro (Matosinhos), Praia dos Salgueiros (Gaia) e São Jacinto (Aveiro).

Comentários

pub