Mértola volta a pôr as suas associações a conversar

Encontro de Associação Culturais e Recreativas de Mértola decorre na aldeia da Mesquita

Mértola – Imagem de Arquivo

Associações de Mértola vão reunir-se na Sociedade Recreativa Mesquitense, na aldeia de Mesquita, freguesia de Espírito Santo, no dia 16 de Novembro, em mais um Encontro de Associação Culturais e Recreativas deste concelho do Baixo Alentejo.

O evento, que este ano terá como tema “Participação Associativa e Desenvolvimento Local”, visa «informar e promover a troca de experiências entre as várias associações do concelho, numa lógica de capacitação dos seus dirigentes para a construção de estratégias de intervenção», segundo a Câmara mertolense, que organiza a iniciativa.

«Os problemas da interioridade e abandono populacional que caracterizam este território, classificado como um dos mais despovoados e envelhecidos do País, coloca um ênfase muito especial na participação efetiva das suas comunidades, nomeadamente por intermédio do movimento associativo», enquadrou a autarquia.

«As associações representam um papel determinante na preservação da identidade e memória desta comunidade rural, no entanto podem igualmente constituir-se como agentes de ação capazes de contrariar a tendência de despovoamento e empobrecimento deste território, ao participarem ativamente nos seus próprios processos de desenvolvimento territorial/local. Porém, a participação não é espontânea, portanto é necessário comunicar, motivar e estabelecer formas de trabalho para permitir a mobilização dos associados e da comunidade», acrescentou.

Também no dia 16 e no âmbito deste encontro, será inaugurado o “Albergue da Nossa Sra. das Neves”, na Mesquita, um projeto de desenvolvimento local promovido em parceria pela Sociedade Recreativa Mesquitense, Turismo de Aldeia / Alenprimium, Lda. e Associação Cultural Alavanca, integrado no projeto dos Caminhos de Santiago Alentejo Ribatejo, que está a ser desenvolvido e implementado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Comentários

pub