Javier Artigas e Ministriles de Marsias encerram Festival de Órgão do Algarve

Concertos acontecem em Tavira e Faro e têm entrada livre

O organista Javier Artigas vai juntar-se aos Ministriles de Marsias para os dois concertos que vão encerrar a 12ª edição do Festival de Órgão do Algarve, em Faro e Tavira, nos dias 29 e 30 de Novembro, às 21h30.

Na sexta-feira, 29 de Novembro, na Igreja de Santiago de Tavira, Javier Artigas e os Ministriles de Marsias combinam órgão, corneta, bajoncillo, chirimía, sacabuche e bajón em Invenciones de Glosas.

No sábado, 30 de Novembro, a Igreja da Sé, em Faro, «será palco de uma autêntica batalha musical com tientos, glosas, pangelinguas e ensaladas, interpretadas pelo organista espanhol e pelo conjunto de instrumentos históricos de sopro habitual nas capelas das catedrais», adianta a Associação Cultural Música XXI.

Javier Artigas fez a sua formação no Conservatório em Zaragoza, em piano, órgão e cravo, estes dois últimos sob a direção de José Luis González Uriol.

Realiza regularmente concertos por Espanha, Europa e Ásia, nos ciclos mais importantes dedicados ao órgão e ao cravo. Realizou gravações para RNE, Radio Clásica e RTVE. É assessor para o restauro e conservação dos órgãos históricos da Comunidad de Murcia.

É coordenador das Jornadas Internacionais de Órgão de Zaragoza e do Festival de Música Antiga de Daroca. É professor no Conservatório Superior de Música de Múrcia, como Chefe do Departamento de Música Antiga e catedrático de órgão e cravo.

Ministriles de Marsias é um verdadeiro conjunto de menestréis, nome dado aos instrumentos de sopro nas capelas das catedrais. O nome do grupo refere-se à disputa entre o civilizado Apollo com a sua harpa e o bárbaro menestrel Mársias soprando na tibia.

O grupo é especializado na interpretação de música espanhola, instrumental e vocal, recriando o modelo típico nas capelas das igrejas e catedrais, onde os menestréis eram indispensáveis desde o final do século XV até meados do século XVIII.

Os elementos do grupo lecionam música, são membros de orquestras sinfónicas como solistas do instrumento moderno, desenvolvem trabalho de pesquisa musicológica e realizam recitais a solo.

Os espetáculos são de entrada livre e o concerto de encerramento tem transmissão em direto aqui.

O Festival de Órgão do Algarve 2019 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.

Conta ainda com a parceria da Ordem do Carmo de Faro, do Cabido da Sé de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

 

Igreja de Santiago de Tavira, 29 Novembro:

Invenciones de Glosas, Antonio de Cabezón (1510-1566)
Procesión de entrada
Diferencias sobre madama le demanda
Diferencias sobre la gallarda milanesa
Diferencias sobre Guardame las vacas
Tiento del Primer Tono
Prenez Pitié
Anchor che col partire
Dulce memoria glosada de Hernando Cabeçon
Diferencias sobre el canto llano del cavallero
Queramus moton, primera parte
Tiento del Quinto Tono
Queramus moton, tercera parte
Procesión de salida

 

Igreja da Sé em Faro, 30 de Novembro:

Batalla de Tientos
Tientos, Glosas, Pangelinguas, Ensalada y Batalla entre los Ministriles y el Órgano
Juan García de Salazar (1639-1710): Procesión de entrada: Regina coeli
Francisco Correa de Arauxo (1584-1654): Tiento Tercero de Sexto Tono, Ut y Fa, por fefaut sobre la primera parte de la Batalla de Morales; Tiento y Discurso de Segundo Tono re, y sol por gesolrreut del genero semicromático blādo
Pablo Bruna (1611-1679) : Tiento 1º tono mano derecha; Tiento Lleno 6º tono
Juan Cabanilles (1644-1712): Tiento, Par.do de Mano D[e]recha Sobre el Imno Ave Maristella del Gde M.o Joan Cab.s es un prodigio. 1º tono; Tiento lleno 5º tono Punto alto sobre el Pangelingua del Gde M.o Joan Cabanillas es un prodigio.
Sebastián Aguilera de Heredia (1561-1627): [Pange Lingua] a tres, sobre bajo. Aguilera por cesolfaut; Pangelingua d[e] Aguilera. La Reina d[e]los Pangelinguas; Obra de 8º Tono Alto, aguilera. Ensaladas; Tiento de 4º Tono. Bueno.
Jusepe Ximenez (ca.1600-1676): Batalla de 6º Tono.

Comentários

pub