Câmara de Lagos dá apoio à Via Algarviana e ao ALUT

Apoios vão ser dados à Almargem e à ATR

A Câmara de Lagos decidiu manter o apoio anual que dá à associação Almargem para ações de manutenção e valorização da Via Algarviana e, de caminho, vai apoiar a 3ª edição do Algarviana Ultra Trail (ALUT).

Lagos é um dos municípios que contribui anualmente para a manutenção desta grande rota pedestre de 300 quilómetros (km) de extensão, que atravesa o interior do Algarve e passa neste concelho.

Os troços lacobrigenses da Via Algarviana são os setores 12 (Marmelete/Monchique a Bensafrim/Lagos – 30 Km) e 13 (Bensafrim/Lagos até Vila do Bispo – 30,1 km).

Lagos também dispõe de um percurso de ligação à estação da CP de Lagos (com 10,1 km de extensão), de uma pequena rota pedestre complementar (o percurso “Pedra do Galo”, com 6,1 km e localizado na Mata de Barão de São João) e o percurso áudio-guiado “Lagos dos Descobrimentos”, localizado em zona urbana.

A manutenção da via é garantida pela Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, que é parceira da Câmara de Lagos na realização do festival de caminhadas Barão de São João Walk & Art Fest.

O executivo camarário decidiu, igualmente, atribuir um subsídio de 2 mil euros à ATR – Associação Algarve Trail Running, para a realização da 3ª edição da prova de corrida por trilhos do ALUT, que irá decorrer no final deste mês, «juntando 100 atletas de referência nacional e internacional, representando oito nacionalidades, que aceitaram o desafio de correr um total de 300 quilómetros, maioritariamente pela Via Algarviana, num tempo limite de 72 horas».

Comentários

pub