Workshops mantêm vivos “Sabores & Saberes de Odeleite”

Primeira ação acontece já no domingo

Os workshops “Sabores & Saberes de Odeleite” vão voltar a trabalhar para manter viva a tradição a partir de domingo, dia 3, às 10h30, na Casa de Odeleite.

A primeira sessão da 2ª edição deste ciclo de workshops terá o doce tema “Figos Cheios e Estrelas”.

Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Odeleite, em colaboração com a Associação Social da Freguesia desta aldeia, que procura garantir «que a memória das mãos não seja esquecida e a herança imaterial não se perca», segundo a Câmara de Castro Marim.

«No concelho de Castro Marim, as artes e ofícios são ricas e variadas, mas é cada vez mais difícil encontrar quem viva destes mesteres e transmita os segredos da tradição. Foi precisamente com o objetivo de contrariar esta tendência e de reforçar a identidade local que nasceu a iniciativa dos “Sabores & Saberes de Odeleite”, que quer também que levar os interessados para as aldeias e montes de onde os mestres são originais, promovendo um contacto com as gentes da serra e os seus modos de estar e de viver», acrescentou a autarquia.

Além do workshop, quem for à Casa de Odeleite, no domingo, poderá visitar o “Mercadinho na Aldeia”, onde há «artesanato, doces regionais, queijo de cabra artesanal, compotas artesanais, produtos hortícolas e muitas outros produtos locais, numa iniciativa que pretende valorizar este território e os seus recursos endógenos e estimular a comercialização dos mesmos».

A pensar no Natal, o segundo workshop, também na Casa de Odeleite, «oferece a oportunidade de aprender a confeção dos doces típicos desta época, das filhoses às empanadilhas e muitas outras iguarias».

As inscrições nestas ações podem ser feitas através do número 281 495 148 ou do email [email protected].

Comentários

pub