Festival “Escritas do Sul” começa amanhã em Almodôvar com programa para todos

Programa variado celebra a Língua de Camões durante três dias

Com o primeiro dia dedicado sobretudo à Escrita do Sudoeste, começa amanhã, dia 17, e prolonga-se até domingo, 20 de Outubro, o Festival “Escritas do Sul” – A Festa da Língua Portuguesa, na vila de Almodôvar.

O programa inclui palestras por reputados investigadores, concertos, dança, contos, poesia, uma visita guiada, exposições, apresentação de livros e mesmo a inauguração de uma escultura.

Esta quinta-feira, dia 17, a sessão de abertura às 14h30, no auditório do Fórum Cultural, contará com a presença de Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar, e Ana Carmo, vereadora da Cultura.

Seguem-se três palestras, duas delas tendo com tema de fundo a escrita do Sudoeste (ver pormenores no programa, clicando aqui). O dia termina com um concerto da Orquestra Clássica de Almodôvar, às 21h30, no Cineteatro Municipal.

No dia 18, às 10h00, o músico Carlão (que integrou os Da Weasel) estará no Cineteatro para uma sessão pensada sobretudo para os mais jovens, no âmbito do projeto de interculturalismo «Livres e Iguais». A segunda jornada do festival encerra com o concerto dos Lucky Duckies, no Cineteatro (21h30).

O sábado começa com música para bebés, às 10h30, pela Orquestra Clássica de Almodôvar, na zona envolvente do Fórum Cultural da vila. Haverá ainda Dança clássica, pelo Conservatório Regional do Baixo Alentejo (12h00), visita guiada ao Museu da Escrita do Sudoeste, com animação (14h30), a apresentação de um livro, abertura da exposição alusiva e um momento musical com as Mondadeiras de Santa Cruz (16h30). À noite, às 22h00, o Cineteatro acolhe uma representação teatral sobre a Escrita do Sudoeste, a cargo da Viv’Arte.

No domingo, 20 de Outubro, último dia do festival Escritas do Sul, às 16h00 será apresentado o livro «Poemas de uma Vida», de Otília Ferreira Branco, com momento musical a cargo da Tuna da Universidade Sénior de Almodôvar.

O programa termina às 17h00, no Fórum Cultural, com o concerto dos Poetas e a inauguração da exposição «12 Poetas 12 Poemas», com apresentação do respetivo CD.

O Festival “Escritas do Sul” pretende «trazer de regresso a inovação à nossa região, celebrando a nossa língua nas suas mais diversas expressões e vertentes», salienta a Câmara de Almodôvar, que promove a iniciativa.

A música de expressão portuguesa, a literatura, os contos, o debate, o teatro, as conversas, a apresentação de livros e uma vasta oferta de iniciativas, vão fazer com que esta seja «uma festa única para todas as idades».

O “Escritas do Sul” é um festival que pretende que «todos, sem exceção, sejam incluídos nesta autêntica maratona cultural».

«Faz todo o sentido a realização deste festival em Almodôvar, pois o evento celebra, ao mesmo tempo, a importância que a Escrita tem no nosso território desde há 2500 anos, nomeadamente a “Escrita do Sudoeste”», acrescenta a autarquia baixo alentejana.

Todos os eventos do Festival Escritas do Sul têm entradas gratuitas.

 

Clique aqui para conhecer o programa em pormenor (PDF)

 

 

Comentários

pub