Reinaldo Teixeira representa o Algarve na Confederação Empresarial da CPLP

Participação do Algarve traz mais «notoriedade» à região

O empresário algarvio Reinaldo Teixeira, administrador do Grupo Garvetur/Enolagest, tomou posse esta terça-feira, em Vilamoura, como delegado da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE- CPLP), em representação da Sucursal da Zona Sul de Portugal.

A sessão contou com a presença de Salimo Abdula e José Medina Lobato, respetivamente presidente da Direção (Moçambique) e Secretário-geral (Guiné-Bissau) daquele organismo. Foi ainda eleito como sub delegado, Rui Mateus, da direção da Garvetur.

A cerimónia oficial foi precedida de um almoço que contou com a presença de Vitor Aleixo, presidente da câmara Municipal de Loulé, João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, e de Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.

A comitiva que se deslocou ao Algarve integrava ainda outros dirigentes da confederação de empresários da vasta comunidade dos países que integram a CPLP, designadamente Eliseu Gaspar (Angola) e George Teixeira Pinheiro (Brasil) da direção, bem como elementos da assembleia geral e da comissão executiva.

Destaque para a presença Maria da Assunção Abdula e Nelma Pontes Fernandes, presidente e vice-presidente da Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CE CPLP.

Após a cerimónia de posse, a comitiva rumou a Albufeira, onde teve lugar um jantar presidido por José Carlos Rolo, presidente da autarquia albufeirense, tendo ainda lugar neste concelho a reunião da direção e a assembleia geral da CE CPLP.

Na ocasião, Reinaldo Teixeira salientou que «a participação na CE CPLP vem trazer mais notoriedade à região e estimula a partilha de investimentos e novas oportunidades de negócio entre os empresários do Sul e os associados da confederação».

Para o empresário, «a mobilidade entre países irá também incentivar o turismo no Algarve, vai potenciar os negócios e contribuir positivamente para a economia do sul, e consequentemente do país».

A próxima iniciativa da CE-CPLP é a reunião de ministros e secretários de Estado do Turismo da CPLP, que decorre de 13 a 15 de Novembro na Ilha do Fogo, em Cabo Verde.

«A mobilidade e a conectividade são fundamentais para o turismo. Esse é o lema principal da nossa presidência e vamos dar seguimento», referiu a propósito Salimo Abdula, presidente da direção da Confederação.

​Por via das organizações em que os países que a integram estão representados, a CE-CPLP é uma comunidade abrangente que reúne 86 países situados em quatro continentes (África, América, Ásia e Europa).

A CE-CPLP tem por intuito o desenvolvimento da cooperação entre as associações empresariais e de empresas oriundas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, de forma a criar condições para o desenvolvimento de negócios no quadro dos espaços económicos onde estão inseridos os países da comunidade lusófona.

O objetivo principal da Confederação é de facilitar e fortalecer as relações entre associações e entidades empresariais, promovendo os negócios, importações e exportações, estimulando a cooperação e as parcerias que possibilitem o aumento das trocas comerciais e o aprofundamento das rotas comerciais.

Comentários

pub
pub