Nova temporada da Orquestra Clássica do Sul arranca com concerto no Dia Mundial da Música

Concerto terá coro da Orquestra Clássica do Sul e Rui Baeta

A nova temporada da Orquestra Clássica do Sul (OCS) começa com um concerto na próxima terça-feira, 1 de Outubro, no Teatro das Figuras, em Faro, em pleno Dia Mundial da Música. 

Neste espetáculo, Rui Baeta, barítono natural de Faro, junta-se ao recente coro da Orquestra Clássica do Sul.

Com o título “Uma Viagem em 80 compassos”, o programa de dia 1 de Outubro contempla temas diversos e com um cenário a viajar por diferentes países do mundo.

O programa começa com abertura de “Orfeu nos Infernos”, de J. Offenbach, seguindo-se o “Dueto Barcarolle” (Contos de Hoffmann) do mesmo compositor e excertos de um dos mais famosos ballets do mundo: o “Quebra-Nozes” de P. I. Tchaikovsky.

A viagem seguirá pela Pérsia através da obra de G. F. Haendel, “Ombra mai fu” (Serse), pela Índia com o “Dueto das Flores” (Lakmé) de L. Delibes e por Itália, pela mão do compositor G. Rossini e a sua abertura de “Il signor Bruschino”.

A interpretação da ária “Vedi, le fosche notturne” (Il Trovatore) de G. Verdi encerra a primeira parte do concerto.

Também serão interpretados temas da Áustria dos irmãos Strauss em “Kaiser-Waltzer”, de J. Strauss II, da Alemanha com a obra de Gounod, “Avant de quitter ces lieux” (Fausto) e dos países E.U.A. e Japão com “The Stars and Stripes Forever” de J. P. Sousa e o “Coro dos Pescadores” (Madama Butterfly) de G. Puccini.

A obra de C. Garcia, “Suite n.º 2 ‘pro Hermeto’” remete-nos para os países irmãos Brasil e Portugal e terminamos esta viagem musical em Espanha, com a ária “Votre toast, je peux vous le rendre” da conhecida ópera de G. Bizet, “Carmen”.

O concerto comemorativo do Dia Mundial da Música será apresentado pela jornalista e pivot Lurdes Baeta e assinala o início oficial da nova temporada da OCS, que decorre de Outubro deste ano até Setembro de 2020.

«Com novos ciclos e propostas musicais, a programação da próxima temporada mantém a aposta na divulgação do trabalho de compositores e obras de relevante importância histórica, bem como do trabalho de compositores contemporâneos e na conquista de novos públicos e de mais espetadores, conferindo uma especial atenção à audiência infantojuvenil», diz a OCS.

Ainda durante o mês de Outubro terão lugar os concertos que marcam o início do ano letivo 2019/2020 da Universidade do Algarve (dia 5 no Museu Municipal de Faro e no dia 19 na Igreja Matriz de Portimão).

Também haverá o primeiro espetáculo do ciclo “Diálogos Musicais” que será uma “Desgarrada Clássica”, a ter lugar no dia 10 de Outubro no foyer do Teatro das Figuras, o concerto “Grandes Compositores Vienenses”, no Auditório Municipal de Albufeira no dia 18,  o “Eva Classical Experience”, no Eva Senses Hotel em Faro, no dia 24, e o Ciclo de Música de Câmara que passará pelo concelho de Silves (Igreja Matriz de Tunes) no dia 31 de Outubro.

Comentários

pub