Alunos de Olhão lançam jornal e apresentam-no no Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo

Também o Agrupamento de Escolas Laura Ayres, de Quarteira, irá participar no evento

O jornal “Ria Azul”, criado por alunos do 7ºB da Escola EB 2,3 João da Rosa, em Olhão, é um dos projetos selecionados para ser apresentado no Encontro Nacional de Literacia para osJornal-Ria-Azul-Final Media e Jornalismo, que se vai realizar no dia 16 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Também o Agrupamento de Escolas Laura Ayres, de Quarteira, irá participar no evento, com uma iniciativa sobre “Fake News – Como detetar desinformação?”.

Segundo explica Filipa Matos, professora e diretora de turma na Escola E.B. 2,3 João da Rosa, o “Ria Azul” é um jornal «que pretende dar a conhecer à comunidade educativa as atividades escolares e locais subordinadas ao tema “Ecossistemas da Ria Formosa”, tema esse que diz muito à nossa “Escola Azul”, mas também à autarquia de que fazemos parte».

A ideia de fazer um jornal partiu dos alunos, no âmbito do projeto de autonomia e flexibilidade curricular e, assim, «a redação de turma trabalhou o mais próximo possível da realidade, com um conselho editorial e diferentes secções».

Depois de ter sido lançada a primeira edição do “Ria Azul”, o projeto foi então selecionado para o Encontro Nacional para os Media e Jornalismo.

Segundo Filipa Matos, «só nos falta mesmo imprimir alguns exemplares do jornal para levarmos ao Encontro e distribuir pela comunidade educativa».

 

Veja aqui a primeira edição do “Ria Azul”, que tem uma reportagem na redação do Sul Informação feita pelos alunos.

 

Comentários

pub