Festa dos pescadores anima Monte Gordo em Setembro

Procissão no areal da praia está marcada para o dia 8 de Setembro

Monte Gordo vai homenagear a sua padroeira, entre os dias 4 e 15 de Setembro, com as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora das Dores. As comemorações vão encerrar «em clima de grande animação», com um concerto de Leo & Leandro.

As festividades têm início a 4 de Setembro, com a atuação da Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA, às 21h00, seguida de uma noite de fado com Elsa Jerónimo e Renato Néné.

No dia seguinte, quinta-feira, o programa começa às 21h30 e conta com a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha e um espetáculo de flamenco da Academia de Baile Gracia Diaz. A noite termina com um concerto de Sérgio Gonçalves.

Já a 6 de Setembro, a partir das 22h00, a animação é assegurada pelos ritmos da Banda Fábio Lagarto e será rematada pela música de dança de dj Cabeça.

No sábado, a manhã fica reservada para atividades para os mais novos. Segue-se, às 17h00, o jogo de futebol de veteranos Beira-Mar x Vidigueira, bem como as habituais cerimónias religiosas na igreja de Monte Gordo. A animação da noite começa às 22h00 e está a cargo da banda “Uns & Outros”, Trio Sensação e dj Karussa.

Depois das corridas de barcos a remos, ao meio-dia, o ponto alto das festas é a procissão, no domingo, dia 8 de Setembro, às 17h00.

«Marcada por um cariz muito característico, a celebração percorre o areal da praia de Monte Gordo, sendo acompanhada não só por centenas de fiéis e turistas, mas também pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas, anunciam a passagem do cortejo religioso», realça a Câmara de Vila Real de Santo António.

Também no domingo, às 22h00, a Avenida Marginal de Monte Gordo recebe um concerto de Leo & Leandro, duo que irá trazer ritmos sertanejos a Monte Gordo.

A noite fica concluída com fogo-de-artifício, às 24h00, que iluminará a Baía de Monte Gordo.

A programação termina com a eucaristia solene, a 15 de Setembro, às 10h00.

A festa em honra de Nossa Senhora das Dores é organizada pela Câmara Municipal de VRSA, pela Junta de Freguesia de Monte Gordo e pela paróquia local. Conta com o apoio da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha e da Associação de Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo.

Comentários

pub