Câmara de Castro Marim reforça o apoio dado aos bombeiros

Ao todo, o apoio vai ascender aos 100 mil euros, em 2019

A Câmara de Castro Marim reforçou em 43 mil euros o apoio que dá à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim. Ao todo, a autarquia vai atribuir um total de cem mil euros a esta corporação, em 2019.

Este complemento aos 57 mil euros de apoio anual protocolados «vem fazer face às despesas inerentes ao serviço permanente de socorro que os Bombeiros Voluntários prestam no Município de Castro Marim e à manutenção do Posto de Emergência Médica no Azinhal».

«Segundo a Associação Humanitária dos BVVRSA, são serviços que exigem um dispositivo permanente, quer em meios, quer em recursos humanos, e que representam um esforço económico elevado, não colmatado pelas transferências de Estado», enquadrou a Câmara de Castro Marim.

O Posto de Emergência Médica do Azinhal representa um custo anual de 146,6 mil euros. No entanto, garante a corporação, «tendo por base o número de serviços prestados no concelho de Castro Marim nos últimos anos, estima-se que o INEM conceda à associação cerca de 45,6 mil euros».

Vale, neste caso, «a garantia do apoio necessário por parte Câmara Municipal de Castro Marim», que, segundo a autarquia, permite que o PEM s«eja hoje uma realidade para a população castromarinense, sobretudo a do interior do território, onde mais se manifestava esta grave carência de acessibilidade à prestação de socorros em caso de sinistrados ou doença súbita».

Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, realçou a importância do trabalho da Associação Humanitária dos BVVRSA, quer no combate aos incêndios, quer na prestação de socorro, «já que Castro Marim é o único concelho português a não dispor de um quartel de bombeiros e ironicamente um dos municípios com maior risco de incêndio».

Comentários

pub