Quatro seleções disputam torneio de andebol feminino em Portimão

Portimão acolhe Torneio das Quatro Nações e Encontro Nacional de Infantis

As seleções nacionais femininas de andebol de Portugal, Alemanha, Espanha e França vão disputar a Taça das 4 Nações sub-19, no Portimão Arena. Este será o ponto alto da festa que este concelho do Barlavento vai dedicar a esta modalidade, de quinta-feira até domingo, que conta, ainda, com o Encontro Nacional de Infantis, que definirá os campeões nacionais deste escalão.

Entre sexta de domingo, quatro seleções jovens vão disputar um torneio de entrada gratuita que, pelo menos no caso das atletas portuguesas, servirá de preparação para o Europeu, que decorrerá entre os dias 11 e 21 de Julho em Gyor, na Hungria, e onde a seleção nacional estará inserida num grupo com a Noruega, Roménia e Suécia, três das melhores equipas do Velho Continente.

Um dia antes do início da Taça das Quatro Nações, começa um encontro que irá juntar cerca de 1200 participante de 22 clubes masculinos e 24 femininos, «entre andebolistas de palmo e meio, treinadores, dirigentes, árbitros, voluntários e elementos da organização», segundo a Câmara de Portimão.

A cerimónia de abertura terá lugar a partir das 20h30 de 4 de Julho, junto ao Clube Naval de Portimão. A cerimónia de encerramento acontecerá no domingo, 7 de Julho, às 12h30, no Portimão Arena, local onde se disputam as finais que definirão os campeões nacionais infantis masculinos e femininos.

Os demais jogos deste Encontro Nacional realizam-se nos pavilhões Gimnodesportivo de Portimão, da Escola da Bemposta, da Escola Teixeira Gomes, da Pedra Mourinha, da Escola D. Martinho Castelo Branco, da Mexilhoeira Grande e de Montes de Alvor, sempre com entradas gratuitas.

Para além dos títulos em disputa, existe também um prémio fairplay, a atribuir às equipas feminina e masculina que revelem a melhor conduta ética ao longo desta competição, organizada em conjunto pela Federação de Andebol de Portugal e Câmara Municipal de Portimão, também responsáveis pela Taça das 4 Nações.

Ambas as iniciativas são realizadas no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Comentários

pub