Jovens de 11 países da Europa encontram-se em Alcoutim para estimular a sua criatividade

Ao todo, serão 55 jovens europeus

Jovens de 11 países da Europa vão estar em Alcoutim de 9 a 19 de Agosto, para participar no intercâmbio Internacional HEY – Heritage for the European Youth.

No âmbito da iniciativa, a vila à beira do Guadiana recebe, no dia 17, um espetáculo com estes jovens que será a celebração final do Ano Europeu do Património Cultural.

Ao todo, serão 55 jovens europeus, mais 11 líderes de equipa, vindos da Eslováquia, Letónia, Itália, Estónia, Espanha, Turquia, Chipre, Polónia, Bélgica, Grécia e Portugal, que vão invadir de forma artística a vila algarvia durante dez dias.

Vêm celebrar o Ano Europeu do Património Cultural, e, estimulando a criatividade, através da expressão corporal, sonora, plástica, cénica e multimédia, vão representar a diversidade cultural ali presente.

Com recurso a materiais e histórias locais, será produzido um espetáculo a ser apresentado no Castelo de Alcoutim, dia 17 de Agosto, pelas 21h00, para o qual todos estão convidados a assistir gratuitamente.

Haverá «música, dança, animação de rua, intervenções plásticas e mais importante que tudo muita alegria e diversão!», salienta a Direção Regional de Cultura do Algarve.

O evento é organizado pela equipa constituída pelos participantes dos vários países, membros da Associação Check-In e profissionais das diversas vertentes artísticas que irão coordenar a produção do espetáculo final.

Esta iniciativa é promovida pela Associação Check-IN – Cooperação e Desenvolvimento, uma associação que conta com nove anos de trabalho em projetos nacionais internacionais no âmbito da educação não formal. Dedica-se à promoção da integração social, solidariedade, tolerância, práticas democráticas, direitos humanos e consciência ecológica para o desenvolvimento sustentável.

O projeto foi aprovado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim e do Instituto Português do Desporto e Juventude, e com a parceria de 10 entidades europeias e outras entidades locais.

Comentários

pub