Alunos de enfermagem da UAlg estiveram um mês a trabalhar com idosos

Para os alunos, estas iniciativas «foram momentos de grande importância»

Os estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (UAlg), desenvolveram, durante cerca de um mês, várias atividades junto da população idosa.

Os objetivos passaram pela promoção do envelhecimento ativo e saudável, a prevenção do isolamento social e a educação para a saúde na pessoa idosa.

As atividades foram desenvolvidas no âmbito da unidade curricular “Ensino Clinico I: Fundamentos de enfermagem, Cuidados de Enfermagem à Pessoa Idosa”, em parceria com a União das Freguesias de Conceição e Estoi, a União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e a Provectus – Associação em Prol da Terceira Idade sob a orientação dos docentes Maria Augusta Ferreira, Maria do Céu Neves, Sara Luz, José Júlio Sardinheiro, Helena José e Eric Lopes.

 

Cada grupo de estudantes planeou e realizou o seu próprio projeto, tendo em conta as necessidades sentidas. Foram desenvolvidos projetos tais como: Missão (Im)possível: (Re)Animar a Comunidade (na Conceição); Projeto de Intervenção na Comunidade de Estoi “Envelhecer com qualidade” (Estoi); Promover a saúde, bem-estar e a qualidade de vida na população idosa da comunidade da Atalaia (Faro); Integra-te no Movimento (Santa Bárbara de Nexe) e Relembrar, Provectus! (Provectus).

Para os alunos, estas iniciativas «foram momentos de grande importância», pois «tiveram oportunidade de aprender com os idosos e o contrário também sucedeu».

Ainda segundo os alunos, «estas atividades tiveram grande adesão por parte da população o que demonstra a necessidade de se promoverem mais iniciativas semelhantes às que decorrem durante este ensino clínico».

De forma a divulgar as atividades realizadas, os estudantes organizaram, na semana passada, este ano pela primeira vez, um encontro científico intitulado, “Da Universidade à Comunidade”, tendo como lema a “Promoção de Saúde à Pessoa Idosa: Contributos de Enfermagem”, que decorreu no Palácio de Estoi.

Este encontro contou com a presença de Saúl Neves de Jesus, vice-reitor da UAlg, Maria Augusta Ferreira, vice-diretora da Escola Superior de Saúde do Algarve e pela unidade de Ensino Clínico, Sérgio Martins, presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Joaquim Teixeira, presidente da Assembleia da União de Freguesias de Faro, José Milheiras Rodrigues, presidente da Provectus, e Conceição Farinha, diretora da Área Departamental de Enfermagem.

 

Comentários

pub
pub