Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
gala do desporto

“Plásticos – Um Desafio Ambiental” é o nome do filme de animação que o Município de Lagos lançou esta terça-feira, 4 de Junho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.

A película, que foi apresentada na Escola de Santa Maria, foi encomendada pela Câmara com o objetivo de tornar mais dinâmicas e apelativas as mensagens das atividades de sensibilização ambiental regularmente efetuadas junto do público infantil e estudantil.

Quem quiser, vai poder ver o filme no interior do Veículo de Educação Ambiental da ALGAR – entidade parceira nestas comemorações – que irá permanecer junto à Escola de Santa Maria.

festival do marisco de olhao

O filme poderá ser também apreciado pelo público em geral, uma vez que será disponibilizado a partir de dia 5 de Junho no site institucional e na página de Facebook da autarquia.

Além desta novidade, há muito para ver e aprender no Veículo de Educação Ambiental da ALGAR que permanecerá durante toda a semana no parque de estacionamento da Escola EB1 + JI de Santa Maria, uma vez que está equipado com painéis expositivos e interativos e ainda jogos multimédia de cariz ambiental, que, entre outras temáticas, abordam a importância da reciclagem.

As sessões de sensibilização têm a duração aproximada de 50 minutos e são direcionadas para as escolas do 1º ciclo do concelho.

Esta é também a ocasião para as sete turmas da Escola de Santa Maria (uma das Eco-escolas do Município) que aderiram ao projeto “O Mar Começa aqui”, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, irem para a rua sensibilizar a comunidade, pintando a envolvente de todas as sarjetas/ sumidouros localizados ao longo do arruamento da Rua da Gafaria (entre a rotunda da Gafaria e o cruzamento com a Rua José Afonso) com a indicação “O mar começa Aqui” e outras mensagens.

O objetivo desta iniciativa é alertar a comunidade para o facto de as águas pluviais arrastarem com elas vários tipos de resíduos, como, por exemplo, beatas de cigarros ou plásticos, assim como sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres e ser consequência dos comportamentos humanos incorretos, uma vez que as sarjetas/ sumidouros são a ponte de ligação entre terra e mar.

As pinturas serão realizadas esta quarta-feira, 5 de Junho, entre as 9h30 e as 11h00, contando com o apoio logístico dos serviços da autarquia e tendo merecido a orientação técnica prévia do LAC – Laboratório de Artes Criativas.

No dia 6 junta-se às comemorações o Centro Ciência Viva de Lagos, que estará presente com ações demonstrativas, numa abordagem que mostra como conhecer e fazer ciência pode ser divertido.

inframoura
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Monitores Ferias Verao Portimao (1) low

Inscrições para monitores das Férias de Verão de Portimão decorrem até 25 de Maio

Câmara de Lagos_er_02

Lagos sensibiliza para o controlo de plantas invasoras

Festival dos Descobrimentos_Lagos_12

Viagem quinhentista de cinco dias em Lagos convida a explorar o Japão