Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O incêndio que deflagrou esta tarde, em Vale Longo, no concelho de Ourique, mantém uma frente ativa e «há a expetativa de controlar o fogo durante a madrugada». No teatro de operações estão 289 operacionais, apoiados por 93 viaturas. Com o cair da noite, os meios aéreos foram desmobilizados.

Lucínia Aires, segunda comandante distrital de Operações de Socorro de Beja, adiantou aos jornalistas, cerca da meia-noite, que «neste momento o incêndio está apenas com uma frente ativa, duas delas já foram dominadas».

A expetativa de Lucínia Aires é que o incêndio seja controlado «durante a madrugada», uma vez que «os trabalhos estão a decorrer favoralmente».

jf-quarteira

No entanto, a responsável admite que possa existir «uma mudança nas condições meteorológicas» que altere esta previsão.

A partir das 6h00 da madrugada é esperada «uma intensificação do vento, mas contamos ter, nessa altura, todo o incêndio consolidado», acrescentou.

Para combater as chamas foram acionados os Grupos de Reforço para Incêndios Florestais (GRIF) dos distritos de Faro, Setúbal, Évora e Lisboa. Foram ainda mobilizados dois grupos da Força Especial de Proteção Civil (FEPC).

O alerta foi dado às 13h21 e, durante a tarde, o incêndio consumiu pasto, mato e eucaliptal. Segundo Lucínia Aires, «houve algumas casas na frente de fogo, mas foram protegidas pelos meios terrestres. Não temos indicação de habitações ardidas ou feridos»

Durante a tarde, seis meios aéreos ajudaram os bombeiros a combater o incêndio, que provocou uma coluna de fumo que foi visível no Algarve, em especial na zona central.

recrutamento zoomarine 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

convento da tomina

Herdade da Contenda convida a andar “Do Murtigão à Tomina”

Passagem Eurorregião AAA Alentejo para Algarve 2025 (2)

Algarve quer «estatuto de associação europeia» para a Eurorregião AAA

Helicoptero-INEM-PL1

Trabalhadores que ficaram soterrados em Albufeira já foram resgatados