Impacto económico da Rota do Petisco ultrapassou os 400 mil euros em 2019

9ª edição do evento decorreu entre 24 de Abril e 26 de Maio

Mais de 143 mil ementas vendidas e um impacto económico direto superior a 400 mil euros. Estes são alguns dos «números impressionantes» da edição de 2019 da Rota do Petisco revelados pela Teia d’Impulsos, organizadora do evento, que envolveu, entre os dias 24 de Abril e 26 de Maio, 300 restaurantes de 12 concelhos.

«Este resultado é significativo do ponto de vista financeiro, uma vez que as receitas geradas ultrapassam muito largamente o investimento feito no evento, estimado em certa de 219 mil euros, mas é especialmente relevante porque mostra como a Rota do Petisco contribui efetivamente para a dinamização da região», afirmou Luís Brito, presidente da Teia d’Impulsos, no evento de encerramento da edição de 2019 da rota, que decorreu em Tavira.

O mesmo responsável salientou que «ao longo de um mês, as ruas encheram-se de gente, dando nova vida aos estabelecimentos aderentes e zonas envolventes, tendo a Rota alcançado um dos seus principais objetivos: criar uma nova relação dos cidadãos com o espaço público, encorajá-los a sair de casa e a descobrir gastronomia e os estabelecimentos da sua localidade num ambiente de convívio e partilha».

Também ao nível das ementas vendidas, a 9ª edição da Rota do Petisco «superou amplamente as expetativas. A organização havia fixado como objetivo a venda de 60.000 rotas, tendo esta meta sido ultrapassada em mais do dobro – a Rota do Petisco 2019 registou mais de 140 mil ementas vendidas».

Nuno Bernardino Vieira, coordenador do evento, considera, por seu lado, que a Rota do Petisco «honrou em mais uma edição o seu propósito primário de divulgar a gastronomia tradicional portuguesa e algarvia, contribuindo para a dinamização da economia local e para a revitalização da região através da animação social e cultural», acrescentando que «o evento constitui já uma referência na oferta turística da região».

«Se ‘Ir à Rota’ já se tornou um ritual, e até expressão comum no vocabulário dos Algarvios, tal só foi possível graças ao apoio de uma multiplicidade de entidades parceiras, públicas e privadas», salientou, ainda.

Na 9ª edição, além do Sul Informação, media partner do evento, a rota contou com o apoio da associação de Comerciantes de Armação de Pera (CLA), da associação Terras do Infante, dos municípios de Lagos, Aljezur, Vila do Bispo, Faro, Silves, Lagoa, Monchique, Portimão, Albufeira, São Brás de Alportel e Tavira, ds Juntas de Freguesia de Portimão e Alvor, da Cerveja Bohemia (passaporte), da Região de Turismo do Algarve, da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Associação de Turismo do Algarve, da Docapesca, da Comissão Vitivinícola do Algarve, dos Comboios de Portugal, da AlgarExperience, da Agência de Promoção de Albufeira, da Associação de Estudantes do ISMAT, da IT Base, da Prime Digital, da Maria Saldanha Daun, da Double Bun, da Alvor FM e da Radio RUA. O Grupo HPA Saúde foi o patrocinador da Rota Solidária, à semelhança do ano anterior.

«Além das parcerias, o sucesso da Rota do Petisco 2019 voltou a alicerçar-se na dedicação do pequeno grupo de voluntários, responsável pela organização do evento, assim como de outras centenas de pessoas, que não pouparam esforços para fazer desta a melhor edição de sempre da Rota do Petisco», conclui Luís Brito.

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