Hortas comunitárias de Silves já foram entregues

Beneficiários da medida receberam formação

As hortas comunitárias de Silves foram entregues esta segunda-feira e vão permitir a famílias que não têm os seu próprios terrenos cultivar alguns produtos para auto-consumo.

A entrega dos lotes acontece depois de na passada sexta-feira terem sido assinados os contratos e «ministrada formação sobre como usar o espaço, como diminuir gastos de água, entre outros temas», segundo a Câmara de Silves.

«Estamos, com este espaço, mais do que a disponibilizar um local para a realização de práticas agrícolas, a fomentar o espírito de partilha e de entreajuda e a promover o desenvolvimento de laços, pois as hortas comunitárias são precisamente um local para todas estas aprendizagens», considerou Rosa Palma, presidente da autarquia silvense, na cerimónia de entrega das chaves aos beneficiários dos terrenos.

A Câmara, por seu lado, reforça que estas hortas «destinam-se à prática da horticultura de vocação eminentemente social e educativa, que permitirá aos munícipes que não dispõem de terrenos próprios poderem cultivar produtos hortícolas nos solos disponibilizados pela autarquia, garantindo este projeto a possibilidade de um complemento aos orçamentos dos Agregados Familiares.

«Integrado num conjunto de medidas de intervenção social delineadas pelo executivo municipal permanente, o projeto “Horta Comunitária de Silves”, tem o condão de fomentar o trabalho e convívio comunitário, bem como o contacto da comunidade local com a natureza», concluiu a Câmara de Silves.

Comentários

pub