Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
corrida fotográfica

O espetáculo “E o Estado não é de quem manda? – Variações sobre a Antígona de Sófocles e textos do quotidiano”, da autoria da associação Folha de Medronho, estreia no próximo dia 11 de Julho, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano. 

A peça conta com encenação de João de Mello Alvim e interpretações de Alexandra Diogo, António Sofia e Mariana Teiga.

Partindo do clássico de Sófocles, “Antígona”, a montagem do espetáculo reflete os conflitos fundamentais da existência humana em sociedade, designadamente entre a razão de estado e as liberdades individuais, assim como a contestação feminista à ordem política machista da Grécia antiga (mesmo nas cidades mais democráticas como Atenas): toda a contestação é protagonizada por uma mulher.

Banner lateral albufeira

A partir destas reflexões, «interessou-nos e motivou-nos a projeção no nosso quotidiano, procurando o real (ou a atualidade) no dia a dia que vivemos», diz a Folha de Medronho.

Durante a montagem, os «atores foram incentivados a procurar o seu próprio caminho e o encontro da pluralidade desses caminhos na realidade do espaço de representação, que igualmente ia sofrendo alterações conforme a construção do espetáculo avançava».

«Pode-se assim dizer que o “E o Estado não é de quem manda? – Variações sobre Antígona e textos do quotidiano”, foi (sendo) construído sem uma ideia formal pré-concebida, antes nascendo de um trabalho oficinal de experimentação, seleção, reflexão e articulação para o encontro do resultado final».

Este espetáculo, que depois de estrear em Loulé, será apresentado em Elvas (UmColetivo) e seguirá mais tarde para o festival CIT de Luanda, é uma co-produção “folha de medronho”/FITA-Lendias D´Encantar (Beja), e integra-se no Programa da Bolsa de Apoio ao Teatro 2019, dinamizado pela Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano.

Esta produção foi também apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Adam Ben Ezra

Adam Ben Ezra, Mitsune e Virgem Suta completam cartaz do Festival MED

Carmen Souza

Este sábado há apresentação final do Festival MED, com concerto de Carmen Souza

Mostra Artes Plásticas

Casa da Cultura organiza mais uma Mostra Coletiva de Artes Plásticas de Loulé