Tradição das Maias “invade” Vila do Bispo

Esta é uma «tradição primaveril cujas origens se perdem no tempo»

As “Maias”, bonecos de trapos brancos, enfeitados com roupas velhas e flores do campo, estão de volta, até 31 de Maio, ao concelho de Vila do Bispo. 

Esta é uma «tradição primaveril cujas origens se perdem no tempo».

Para explorar o “Roteiro das Maias”, a Câmara Municipal criou uma plataforma online que o leva aos locais onde estão colocadas as “Maias”.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, Agrupamento de Escolas do Concelho e população do concelho, tem como objetivo não deixar morrer a tradição «que se baseia na colocação de bonecos, feitos artesanalmente pela população, em vários locais, sobretudo à porta das casas».

 

Locais onde as “Maias” estão expostas

 

Sagres:
Intermarché, Jardim de Infância, Centro de Saúde, Junta de Freguesia, Igreja, Lar de Sagres, Café Flamingo (Mercado Municipal), Roça de Veiga, Rua do Mercado, Café Oliveirinha, E.B.1 n.º 2 de Sagres e Rua da Botelha

Vila do Bispo:
Centro de Convívio, Centro de Saúde,  Mercado, Igreja, Jardim de Infância Sala 2, Retrosaria Paula Rio, Centro Cultural, Original Fashion, Rua Ribeira do Poço n.º 26, Rua Sra. do Amparo, Junta de Freguesia, Padaria Palasul, E.B1 de Vila do Bispo, Vivenda Família Pedro, Câmara Municipal de Vila do Bispo, Centro de Interpretação

Raposeira
Centro de Convívio, Jardim em frente à Igreja, Igreja, Centro Desportivo;
Figueira, Centro Cultural e Social da Figueira;

Budens
Junta de Freguesia, Lar de Budens, Creche, Centro Educativo Comunitário e Multisserviços de Budens;

Barão de S. Miguel
Sociedade Recreativa de Barão de S. Miguel;

Burgau
Paragem do Autocarro, Rua Principal, Travessa das Escadinhas e Armazém de Pesca;

Comentários

pub