Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O lacobrigense José Jácome, fundador da empresa Helsinki Games Factory e «embaixador da indústria finlandesa de videojogos», vai estar na sexta-feira, às 21h00, no Centro Ciência Viva de Lagos, para proferir uma palestra sobre o poder dos vídeojogos como meio de comunicação, ativação e colaboração.

A influência dos jogos de computador na vida das pessoas é cada vez mais evidente. «Quando o exército norte americano usa videojogos como meio de recrutamento, ou quando, como já aconteceu, um ministro da Cultura estrangeiro reconhece mais facilmente um personagem dum jogo de telemóvel do que um pintor clássico, sabes que algo se está a passar», ilustra José Jácome.

«Com o poder cativante dos videojogos e enquanto auto-intitulado “Embaixador da indústria de videojogos”, José Jácome está numa missão internacional para estabelecer uma rede global de comunidades criativas e estúdios de videojogos, que tem como objetivo criar pontes culturais e de colaboração», descreve, por seu lado, o CCV de Lagos.

Banner lateral albufeira

O empresário tem na sua agenda pessoal «utilizar este meio de comunicação e entretenimento para facilitar representação, integração, paz e democracia e, em geral, o melhoramento da sociedade».

«Agora que temos uma conversa a decorrer sobre os Objetivos de Crescimento Sustentável com as Nações Unidas, o que propomos fazer enquanto cultura, entretenimento e negócios que se cruzam na “batalha da atenção” num mar de informação?», pergunta José Jácome, que é descrito pelo CCV de Lagos como um «empreendedor compulsivo, estrategista e visionista, especializado em criar ecossistemas de inovação, desenvolvimento de negócio e capacidades».

Banner lateral albufeira
savewater

Também poderá gostar

Sul Informação - Investigadores detetam microplásticos em rios considerados saudáveis

Investigadores detetam microplásticos em rios considerados saudáveis

Sul Informação - Flores existem na Terra há 123 milhões de anos, determina estudo feito em Portugal

Flores existem na Terra há 123 milhões de anos, determina estudo feito em Portugal

Sul Informação - Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina

Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina