Olhão conta com todos para celebrar o Dia da Europa

Comemorações regionais do Dia da Europa decorrem em Olhão

Atividades para diferentes públicos e idades vão ser promovidas ao longo desta quinta-feira, em Olhão, no âmbito das comemorações oficiais do Dia da Europa, no Algarve, que em 2019 se realizam nesta cidade.

O encontro “Mar sem plásticos – diálogo com cidadãos: O que eu posso fazer pela Europa?”, que terá lugar a partir das 15h30, nos Mercados Municipais, e o “Concerto pela União”, pelos professores do Conservatório de Olhão, na Igreja Matriz, às 21h00, são dois dos pontos altos do programa.

Estão, igualmente, previstas atividades dedicadas aos jovens, através do Programa Jovem/Escolar: Eu e a Europa, no Auditório Municipal, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, na Casa da Juventude e na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes.

Haverá ainda o Programa para Todos, com o tema “O que a Europa faz por mim”, que contempla iniciativas nos Largos das Lendas, no Museu Municipal e no Largo da Restauração.

A partir das 14h30, há zumba e atuação do Duo Double T «com coreografias e músicas de artistas europeus e que contam com a colaboração da ASMAL – Fórum Sócio Ocupacional de Faro», na zona ribeirinha de Olhão (junto ao ginásio ao ar livre), segundo a Câmara de Olhão.

“A Europa nas nossas montras”, mostra-se no comércio local a partir das 17h00, numa colaboração com a ACRAL.
O Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, acolhe, às 18h30, a sessão “Ler a Europa”, que inclui a apresentação do livro “A crítica da razão europeia”, com a presença do autor António Covas.

Durante todo o dia estará patente neste espaço municipal a exposição “Pintar a Europa”, que exibe trabalhos feitos por crianças sobre a Europa. «No Largo da Restauração, defronte do Museu, uma tela gigante convida quem quiser a pintar e/ou deixar o seu testemunho sobre o que é para si a Europa», concluiu a autarquia.

O programa de dia 9 é organizado em conjunto pela Câmara de Olhão, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, pelo Centro de Informação Europe Direct do Algarve e pelo programa Operacional CRESC Algarve2020.

Comentários

pub