DiVaM leva “Pastores da Ibéria” e “Concertos ao Entardecer” a Milreu e Sagres

Iniciativas são de entrada livre

Uma palestra “Pastores da Ibéria” e uma exposição “Viagem no Tempo”, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro), e o regresso dos “Concertos ao Entardecer”, na Fortaleza de Sagres, são atividades do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos a realizarem-se nos dias 24, 25 e 26 de Maio. 

Integrada no ciclo Amatores in Situ, a palestra intitulada “Pastores da Ibéria” será proferida por Fernanda M. Dias (mestre em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve), esta sexta-feira, 24 de Maio, às 18h00, nas Ruínas Romanas de Milreu.

Marcel Schwob relatou a Maurice Spronck, num conto publicado em 1920, “Le roi au masque d’or”, como chegavam a Roma pastores adolescentes vindos da Ibéria de Sertório.

«Mostra-nos, através dos seus olhos, gentes diversas a caminho das tabernas, dos banhos públicos e dos mercados – e faz-nos sentir, por essas suas reminiscências, a pungente saudade das magras pastagens, dos rebanhos, dos silvados; da figura materna à porta da choupana, da menina pastora brincando às princesas ou da fogueira de estevas ao entardecer», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

O ciclo Amatores in Situ é uma organização da CIVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, Universidade do Algarve e Associação Portuguesa de Estudos Clássicos.

No sábado, dia 25 de Maio, às 17h00, inaugura a exposição “Viagem no Tempo”, onde serão apresentados os resultados do Dia Criativo em Milreu.

«Juntando o conceito Land Art, com a “arte das musas” (mosaico) e refletindo sobre durabilidade e o carácter efémero da arte na natureza, explorou-se o local e foram criadas na natureza obras efémeras e pequenos mosaicos naturais. O resultado será uma grande obra coletiva, um mosaico contemporâneo e natural que utiliza como meio e suporte a natureza».

Este é um projeto da Amarelarte – Associação cultural e recreativa, com a dinamização artística de Nicole Lissy, Sadie Walker e Jane Gittens e fotografia de Marco Cavaco.

Já os “Concertos ao Entardecer” estão de volta ao Promontório de Sagres, com o concerto de Nádia Schilling.

No dia 26 de Maio, às 18h00, no Auditório da Fortaleza de Sagres, a artista irá apresentar-nos o seu álbum “Above the Trees”.

«Um disco de uma melancolia e beleza invulgares, que desafia fronteiras estilísticas e que tem conquistado a atenção da crítica e do público. Assente em elementos folk, mas também de indie rock e do jazz, “Above the Trees” conta com influências de artistas como Elliott Smith, Fiona Apple, Aimee Mann, Nick Drake, Cat Power, Portishead e P.J. Harvey».

“Concertos ao Entardecer” é um projeto da Arquente Associação Cultural.

Todas as iniciativas culturais DiVaM são de entrada livre.

Comentários

pub