Campanha ajuda pescadores da Azenha do Mar cujas embarcações arderam

Incêndio aconteceu no dia 6 de Maio e teve «origem desconhecida»

Ajudar os pescadores cujas embarcações foram afetadas por um incêndio de origem desconhecida, no portinho de pesca da Azenha do Mar, no concelho de Odemira, é o objetivo de uma campanha que foi lançada por diversas entidades, que começou hoje, Dia Nacional do Pescador.

O incêndio em causa teve lugar na noite de 6 de Maio e destruiu completamente duas embarcações, causando noutros quatro barcos e em equipamentos do porto de pesca. O prejuízo total está calculado em 100 mil euros.

«A campanha de solidariedade inclui um conjunto de iniciativas para angariação de fundos que reverterão para a aquisição e/ou reparação das embarcações afetadas, entre as quais o Mastro de São João na Azenha do Mar (dia 23 de Junho, com sardinhada gratuita e animação musical), a grande caldeirada no Parque de Feiras e Exposições em S. Teotónio, no âmbito do Festival de Mastros (dia 28 de Junho, com inscrições prévias), bem como a participação na FACECO – Feiras das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, nos dias da 19, 20, 21 de Julho, através de restaurante com comidas e petiscos tradicionais, em que uma percentagem da receita será doada a comunidade piscatória afetada pelo incêndio. Serão também solicitados apoios a empresas locais», segundo a Câmara de Odemira.

Entretanto, revelou a autarquia, foi criada uma conta bancária junto da Caixa Agrícola, «com o objetivo de recolher donativos, sendo a titular a Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar, com os dados: NIB 0045 7021 4031 3699 3159 0 | IBAN PT50 0045 7021 4031 3699 3159 0».

A campanha resultada da parceria entre a Junta de Freguesia de S. Teotónio, Município de Odemira, Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar e os proprietários de embarcações atingidas.

Comentários

pub