“Derrames” de petróleo vão ser combatidos em Quarteira

Exercício promovido pela Autoridade Marítima vai juntar diversas entidades

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) vai promover um exercício de combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos, amanhã, dia 15, na área da Docapesca de Quarteira e na praia situada a poente, entre as 08h00 e as 15h00.

O simulacro, que será conduzido pela Autoridade Marítima Nacional, através do Departamento Marítimo do Sul, vai contar com 75 elementos de diversas entidades, nomeadamente da Câmara de Loulé, da Junta de Freguesia de Quarteira, da Docapesca, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), da GNR, da Associação de Pescadores de Quarteira (Quarpesca) e do Zoomarine. Foram também convidados a participar na qualidade de observadores a Universidade do Algarve – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

O exercício será tem como objetivo «o treino, preparação, organização e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul/Comando da Zona Marítima do Sul e da Capitania do Porto de Faro em resposta a incidentes de poluição, bem como treinar a interação com outras autoridades e entidades responsáveis nas suas áreas funcionais e de jurisdição assim como o seu envolvimento no plano de contingência regional».

Durante a manhã e início da tarde serão simulados diversos cenários. Um deles está ligado à «lavagem ilegal de porões por um petroleiro em passagem na costa do Algarve, em que a mancha de hidrocarbonetos derramada (500 litros de crude) através da deriva do poluente, atinge a costa na zona da praia a poente da Docapesca de Quarteira, provocando a contaminação da praia e o arrojamento de animais marinhos», segundo a AMN.

Também será simulado «um acidente com uma embarcação de pesca em manutenção na rampa dos estaleiros localizados na Docapesca de Quarteira, provocando o derrame de 200 litros de óleo hidráulico para a rampa e a escorrer para a água», bem como a «rotura de uma mangueira durante o reabastecimento de uma embarcação junto ao posto de reabastecimento da Docapesca de Quarteira, provocando o derrame de 100 litros de gasóleo no cais e água junto ao posto de reabastecimento».

Os elementos da AMN vão desenvolver ações tendo em vista a minimização dos danos ambientais e a proteção a atividade económica e a biodiversidade local. Também vai participar no exercício uma equipa do Zoomarine, que «irá treinar os seus próprios procedimentos de descontaminação, estabilização e remoção de animais marinhos arrojados na praia».

Comentários

pub
pub