Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O projeto “Viagem a um Algarve tropical”, apresentado pelos alunos Leonor Guerreiro, Gonçalo Mendes, Roberto Rosa e Rodrigo Costa, orientados pelo professor Hélder Pereira, da Escola Secundária de Loulé, venceu o Prémio Maria do Carmo Fonseca, entregue no âmbito do Congresso Nacional Cientistas em Ação, realizado de 2 a 4 de Maio, em Estremoz.

Este foi considerado o melhor trabalho de alunos do ensino secundário, tendo sido desenvolvido por estudantes que fazem parte do Clube das Ciências da Terra e do Espaço da Escola Secundária de Loulé.

O trabalho de iniciação à investigação científica desenvolvido pelos alunos, ao longo dos últimos dois anos letivos, permitiu estudar fósseis de espécies típicas de águas quentes e concluir que, há cerca de 15 a 10 milhões anos, a costa da região algarvia seria banhada por águas mais quentes do que as atuais com temperaturas semelhantes às encontradas hoje em dia nas regiões tropicais.

festival do marisco de olhao

 

Sul Informação

 

O evento contou com a participação de cerca de 240 alunos e professores dos ensinos básico e secundário, de 24 escolas do país, tendo sido apresentados 73 trabalhos perante os colegas, investigadores, cientistas e elementos do júri, em painéis e por nível de escolaridade, à semelhança de um verdadeiro Congresso Científico.

Ao promover este Congresso Nacional, o Centro Ciência Viva de Estremoz pretende fortalecer o contacto, a troca de ideias e experiências entre os alunos, professores e cientistas, incentivando a apresentação dessas ideias à observação dos outros, no âmbito da divulgação e comunicação da cultura científica e tecnológica.

infraquinta rumo à sustentabilidade
emarp

Também poderá gostar

crianças_escolas_creches_recreio_3

Projeto da Universidade de Évora mostra que brincar às lutas faz bem às crianças

Manifestação.professores.pinheiro e rosa.ministroMC (7 de 13)

Novos líderes da Fenprof prometem continuar lutas antigas dos professores

Agua_Depositphotos_310925288_XL

Estudantes do Algarve desenvolvem soluções para a gestão sustentável da água