Algarve Design Meeting recebeu 1500 visitantes por dia [com fotogaleria]

“Projeto Montra” foi uma das novidades desta edição

A fachada da Sé de Faro voltou a encher-se de luz e cor durante o 6º Festival de Videomapping que encerrou, no passado sábado, o Algarve Design Meeting de 2019. O balanço do evento, que tem crescido de ano para ano, «foi muito positivo» e a exposição que esteve patente na antiga Fábrica da Cerveja, em Faro, recebeu cerca de 1500 visitantes por dia.

António Lacerda, coordenador do Algarve Design Meeting, explicou ao Sul Informação que «no que diz respeito à exposição, a maior parte das pessoas achou que, este ano, estava melhor do que no ano anterior, e isso já tinha acontecido no ano passado. É bom sinal. Tivemos muitos turistas e pessoas que não estão diretamente relacionadas com o design a visitar a exposição».

“Projeto Montra” – Foto: Rodrigo Damasceno | Sul Informação

Esta recetividade do público «leva-nos a crer que devíamos ter as exposições patentes durante mais tempo. Se calhar, pelo menos um mês, naquele espaço da Fábrica da Cerveja».

Nesta edição do Algarve Design Meeting o talento dos designers não ficou apenas na Fábrica da Cerveja e saiu à Rua de Santo António, onde as montras de algumas das lojas ganharam nova vida através do “Projeto Montra”.

«A iniciativa de decoração das montras foi um sucesso. Serviu para fazer uma ligação do Algarve Design Meeting à cidade. Os lojistas ficaram bastante satisfeitos e os trabalhos ainda ficarão patentes por mais uma semana», considerou António Lacerda.

No próximo ano, o Algarve Design Meeting celebra 10 anos e «o objetivo é melhorar alguns aspetos. No videomapping, por exemplo, pretendemos ter mais universidades a participar, portuguesas e europeias, criando uma espécie de open call».

Em termos de espaço, a ideia é manter o espaço da Fábrica da Cerveja, que «à partida, ainda estará disponível. Precisamos de um espaço deste género para receber as exposições».

Além da exposição, do Festival de Videomapping, entre 21 e 25 de Maio, houve também seminários, workshops temáticos, cinema ao ar livre, ou um espaço dedicado à mostra e comercialização dos produtos.

O Algarve Design Meeting foi organizado pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve em parceria com a Associação Nacional de Designers (AND) e a Câmara Municipal de Faro.

 

Fotos: Nuno Costa e Rodrigo Damasceno | Sul Informação

 

Comentários

pub