Melhores do TT disputam Baja de Loulé e não faltará um “renovado” Rúben Faria

Baja de Loulé vai para a estrada no sábado e no domingo

A Baja de Loulé, a contar para Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, vai disputar-se amanhã, sábado, e no domingo, nos concelhos de Loulé, Tavira e Alcoutim. Em casa, vai jogar Rúben Faria, que está de regresso à competição, mas na categoria SSV (buggy).

Oficialmente, a prova, que terá a sua base operacional no Jardim das Comunidades, em Almancil, começa esta sexta-feira, mas os pilotos só irão amanhã para a estrada.

Sábado de manhã, disputa-se o prólogo, «traçado mais uma vez na zona de Vale Judeu, onde será apurada a ordem de partida para motos, quads, SSV’s e automóveis», segundo o Clube Automóvel do Algarve, que organiza a prova.

«Os concorrentes partem depois para o primeiro setor seletivo, com início e fim na aldeia da Cortelha. No dia seguinte, disputar-se-ão dois setores seletivos, disputados alternadamente entre motos/quads/SSV e automóveis de forma a salvaguardar a melhor segurança do evento, intermediados por um momento de assistência em Almancil e um reagrupamento no centro de S. Brás de Alportel», segundo os organizadores.

Em competição, estarão uma centena de equipas, repartidas por Motos, Quads e SSV. Esta última categoria, os side-by-side – ou buggys – é a que tem mais inscritos, cerca de seis dezenas de equipas.

«O favoritismo recai entre os tripulantes dos Can-Am Maverick, destacando-se os nomes de Vítor Santos/Gregório Pereira (vencedores em Góis), Pedro Santinho Mendes (vencedor na Baja TT do Pinhal) ou os campeões em título João Monteiro/Manuel Pereira . Também numa destas pequenas máquinas americanas estará André Vilas-Boas, com o antigo treinador do FC Porto a demonstrar mais uma vez a sua paixão pelo mundo da velocidade. A prova contará também para os troféus Can-Am, Polaris e Yamaha», segundo a organização.

Também o regresso de Rúben Faria, piloto moncarapachense que em 2013 ficou num histórico segundo lugar no Dakar, nas motos, tem gerado muita expetativa.

Bernardo Megre

Nas motos, destacam-se nomes como os de Daniel Jordão (Yamaha), Bernardo Megre (Husqvarna) ou Salvador Vargas (KTM), «sendo também de realçar a presença da moto portuguesa AJP P510, tripulada por Domingos Santos e que já deu boa conta de si na prova anterior».

Esta prova também terá as subcategorias Junior, Promoção e Veteranos, «onde constam os nomes do ex – “dakariano” Bernardo Vilar (KTM) e Armindo Neves (SWM), piloto que venceu as duas primeiras provas do campeonato nesta categoria e que tem a curiosidade de já ter disputado outras provas do Clube Automóvel do Algarve, mas em quatro rodas».

Os quads têm como principal favorito Roberto Borrego (Yamaha), regressado este ano à competição das “moto4”.

Nos automóveis, o protagonismo recai sobre os campeões em título João Ramos/Victor Jesus (Toyota), mas também em Nuno Matos/Pedro Marcão (Fiat) e em Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi).

A Baja de Loulé é uma organização do Clube Automóvel do Algarve, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da Federação de Motociclismo de Portugal, com o apoio dos municípios de Loulé, São Brás de Alportel, Alcoutim e Tavira e da Junta de Freguesia de Almancil e o patrocínio da Solverde – Casinos e Hotéis e Vinhos do Algarve.

 

Fotos: A2 Comunicação|Federação de Motociclismo de Portugal

Comentários

pub
pub