Lagos faz viagem de cinco dias ao tempo dos Descobrimentos

Desfile com mais de 2000 figurantes marca início do festival

O Festival dos Descobrimentos que, este ano, vai assinalar os 600 anos da descoberta da ilha da Madeira, vai regressar a Lagos entre 1 e 5 de Maio. O evento «volta a empreender uma viagem ao passado revivendo cronologias, gentes e ambiências do período das descobertas».

Segundo a Câmara de Lagos, o festival «promete dias com muita animação, recriações históricas, exposições, visitas comentadas e a Feira Quinhentista (de 3 a 5), que irá decorrer na Praça do Infante, Jardim da Constituição e ruas do Centro Histórico».

A autarquia realça que a «X edição deste evento tem como tema “Os 600 anos da Descoberta da Ilha da Madeira”, arquipélago constituído pelas ilhas do Porto Santo e da Madeira, esta última descoberta em 1419 pelos navegadores João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, fazendo parte da sua tripulação muitos mareantes oriundos do Algarve e em particular de Lagos».

O programa arranca, no dia 1 de Maio, com duas Visitas Comentadas – uma primeira, de manhã, sobre o tema “As Caravelas de Lagos e o Cais das Descobertas” e uma, da parte da tarde, sobre “A Casa da Guiné e as Alfândegas de Lagos”.

Para o dia 2, está marcada uma Conferência sobre os 600 anos da Descoberta da Ilha da Madeira, a decorrer a partir das 15h00, nos Antigos Paços do Concelho, e cujos oradores convidados serão José Manuel Pereira e João Abel da Fonseca.

Nesse mesmo dia e local, às 18h00, é inaugurada uma exposição subordinada ao tema do Festival.

Entre os dias 3 e 5 de Maio decorrerá a Feira Quinhentista sendo que cada dia será subordinado a um tema: “A Partida”, “O Deslumbramento” e “O Ouro Branco”, respetivamente. Em cada um dos dias «terão lugar várias recriações históricas e muita animação, com atuações de teatro, dança e música», destaca a Câmara de Lagos.

Na abertura do evento, haverá o tradicional cortejo, constituído por alunos, professores e comunidade escolar, «em estreita articulação com o movimento associativo concelhio e os grupos de recriação histórica».

Com mais de 2000 figurantes, «esta iniciativa marca “A Partida” para a aventura e envolve os participantes e os visitantes numa viagem de regresso a um dos períodos áureos da nossa história e à chegada dos navegadores e das suas comitivas que, em tempos, percorriam as ruas da cidade histórica de Lagos, representando a sociedade da época trajados à moda do Século XV», acrescenta a autarquia.

O evento contará igualmente com outros polos de animação como a Caravela Boa Esperança, o Forte Ponta da Bandeira ou o Centro Ciência Viva de Lagos, onde o público pode participar em «experiências únicas ligadas a este período histórico e à identidade de Lagos dos Descobrimentos», conclui a Câmara de Lagos.

Comentários

pub