Estão apurados os finalistas algarvios do Concurso Nacional de Leitura [com fotos]

Albufeira acolheu a fase intermunicipal do concurso

Os oito finalistas algarvios do 13º Concurso Nacional de Leitura já são conhecidos. A fase intermunicipal do Algarve deste concurso decorreu esta terça-feira no Auditório Municipal de Albufeira e dela saíram os representantes da região na final do concurso, que decorrerá em Braga, no dia 25 de Maio.

Daniel Alves, da EB1 Ferradeira (Faro) e Riana Pereira, da EB Horta do Carmo (Tavira) foram os alunos do 1º ciclo a seguir para a final. Do 2º ciclo ficaram apurados Maria Inês Lima da EB2,3 Padre Cabanita (Loulé) e Dana Pérez, da Escola Infante D. Fernando de Vila Nova de Cacela (Vila Real de Santo António).

No que toca aos alunos do 3ª ciclo, os apurados foram, em 1º lugar, Lia Silva, da EB2,3 do Montenegro (Faro) e, em 2º, Henrique Monteiro, da EB Integrada de Paderne (Albufeira).

Os alunos do ensino secundário que vão marcar presença na final são Lourenço Albuquerque, da Escola Secundária de Loulé, e João Bazelga, da Escola Básica e Secundária de Albufeira.

Ao todo, estiveram em prova, na final intermunicipal, 76 alunos do 1º ciclo ao ensino secundário, representantes de 10 concelhos do Algarve: Alcoutim, Albufeira, Castro Marim, Faro, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, Tavira e VRSA.

Destes, 16 disputaram a Prova de Palco, de onde saíram os oito finalistas nacionais.

 

 

«Esta Fase Intermunicipal pautou-se por um grande espírito de apoio aos alunos, com sala cheia de jovens estudantes, professores e pais, e bastante animada. Com apresentação da cantora de Albufeira Filipa Sousa, a tarde contou ainda com momentos culturais: o jovem Fábio Vernuccio, aluno da EBSA – Escola Básica e Secundária de Albufeira, interpretou duas peças de violino e Luísa Monteiro leu “Apontamento” de Álvaro de Campos», descreveu a Câmara de Albufeira.

O júri foi constituído pelo encenador e ator da ACTA, Luís Vicente, pela coordenadora da Biblioteca da UALG Salomé Horta e pela escritora e encenadora, Luísa Monteiro. Na entrega dos prémios estiveram Paulo Freitas, Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Ana Pífaro, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Albufeira e por parte da DGLAB, o sub-diretor, Luís Santos e ainda Rosa Domingues.

No final desta tarde de leitura, todos os participantes foram agraciadas com diversas ofertas do Município, nomeadamente, brindes, livros e publicações.

Este concurso é promovido no âmbito do Plano Nacional de Leitura em colaboração com a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) e a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares e consta de duas provas: uma escrita, que apura os que passam à prova seguinte, que é oral e se chama Prova de Palco, na qual os alunos lêem um poema e apresentam um livro.

 

Fotos: Câmara de Albufeira

Comentários

pub