Chuva de estrelas das Líridas é ponto alto do céu em Abril

O astrónomo Ricardo Cardoso Reis, do Planetário do Porto e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, guia-nos ao longo de um mês de observações

O céu virado a Norte, às 21h30 do dia 15 de abril de 2019, com destaque para as constelações da Ursa Maior e Ursa Menor. (Imagem: Ricardo Cardoso Reis/Stellarium)

Neste Abril, dizemos adeus à constelação de Orion, que nos acompanhou durante todo o Inverno. A constelação vai ficando cada vez mais baixa e, no final do mês, já vai estar rente ao horizonte, ao anoitecer.

Por isso, aproveitem para a observar a Sudoeste ao anoitecer, logo no início do mês.

Quanto a planetas, Marte está visível ao anoitecer a Oeste, enquanto Júpiter e Saturno podem ver-se antes do amanhecer, a Sul.

Mas, em Abril, Júpiter fica cada vez mais tempo visível, nascendo às 2 da manhã no início do mês, enquanto no final já se começa a ver à meia-noite.

Dia 5, a Lua atinge a fase de lua nova e dia 9, um fino crescente passa a 7 graus do planeta Marte, na constelação do Touro. Dia 12, a Lua está em quarto crescente.

No dia 15, ao anoitecer, procurem as ursas (maior e menor) viradas a Norte, pois nesta altura a Ursa Maior está bem alta no céu.

A história das ursas começa com Zeus a seduzir a ninfa Calisto. Para impedir que a sua mulher Hera se vingasse desta, Zeus transformou Calisto numa ursa parda. Nesse mesmo dia, o filho de Calisto, Arcas, andava à caça e atingiu a própria mãe com uma flecha, que ao morrer reverteu à forma humana. Arcas gritou para amaldiçoar Zeus, que com receio que a sua esposa percebesse o que tinha acontecido, transformou novamente Calisto em Ursa e colocou-a no céu. De seguida transformou Arcas numa ursa menor e enviou-o também para o céu.

É na ponta da cauda da Ursa Menor que encontramos Polaris, a Estrela Polar, usada desde tempos imemoriais para orientação.

O céu virado a Sul, às 05h30 do dia 25 de abril de 2019, com a Lua entre Saturno e Júpiter. (Imagem: Ricardo Cardoso Reis/Stellarium)

Dia 19 é dia de lua cheia. Apenas dois dias depois, na madrugada de 21 para 22 de Abril, ocorre o pico da “chuva” de meteoros das Líridas. No pico, o número de meteoros por horas deve rondar os 18, mas esta é uma chuva com máximo variável, que pode chegar até aos 90 meteoros por hora e produz a ocasional “bola de fogo”.

Infelizmente estas serão dos poucos meteoros visíveis este ano, pois a Lua quase cheia ilumina demasiado o céu para se conseguir ver as menos ténues.

Dia 23, a Lua passa a 3 graus de Júpiter e no dia 25, para comemorar 45 anos da revolução dos cravos, a Lua passa a 5 graus do planeta dos anéis, Saturno. Procurem este trio no céu antes do amanhecer.

Finalmente, dia 26 a Lua atinge o quarto minguante.

Boas observações!

 

Autor: Ricardo Cardoso Reis (Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub