UAlg Careers Fair voltou a abrir portas para o futuro dos estudantes

Mais de 700 alunos inscreveram-se na feira de emprego que decorreu no Campus de Gambelas

Mais de 700 alunos e cerca de 70 empresas e entidades encontraram-se na 4ª edição da UAlg Careers Fair, que decorreu esta quinta-feira, 14 de Março, no Campus de Gambelas, da Universidade do Algarve.

O evento, que tem crescido de ano para ano, mudou-se, em 2019, para o Complexo Pedagógico de Gambelas, depois de as primeiras três edições terem decorrido no Campus da Penha.

Na cerimónia de abertura, Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, destacou que «as empresas responderam, mais uma vez, a esta iniciativa da Universidade do Algarve e creio que elas estão aqui pelo seu próprio interesse».

O líder da academia algarvia realçou ainda que, de ano para ano, «vamos tentando “refrescar” o evento, incorporando os comentários que vamos tendo, seja dos estudantes, seja das empresas. Este ano, temos tudo concentrado num só dia, num novo espaço, e esperamos que as empresas saiam daqui satisfeitas».

André Botelheiro, responsável do Gabinete de Comunicação e Protocolo da UAlg, adiantou ao Sul Informação que estiveram disponíveis «muitas centenas de vagas» para postos de trabalho e estágios.

Fste ano, «crescemos nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação, que igualaram o número das empresas da área do Turismo. É um reflexo da transformação da sociedade e também de como a Universidade do Algarve é um pólo de criação de conhecimento nesta área», realçou.

As empresas «acabam por vir aqui em busca de talento, nas mais variadas áreas de formação, sejam as Ciências da Comunicação, o Marketing, a Linguística, ou a Saúde. No fundo, nas várias áreas em que a Universidade do Algarve forma profissionais».

No que diz respeito aos alunos inscritos, também imperou a variedade: «tivemos alunos dos TeSP, finalistas, e também de mestrados. E também muitos alunos internacionais aderiram à iniciativa», revelou André Botelheiro.

Pedro Ornelas, presidente da Associação Académica, considera que a UAlg Careers Fair é um exemplo de como «as empresas se aproximam, cada vez mais, da UAlg e a UAlg abre portas ao mundo empresarial. A região não seria a mesma sem o tecido empresarial. O tecido empresarial aumenta a oferta formativa da Universidade do Algarve, que se adapta às necessidades do mercado de trabalho, e os estudantes ganham com isso».

O IEFP fez-se representar na feira por Madalena Feu, que destacou também a importância da «aproximação da Universidade do Algarve ao tecido empresarial».

Para a responsável, «este momento que aqui é criado serve para intercâmbio e conversas, entre estudantes e empresas, que são fundamentais para facilitar integração na vida ativa».

A UAlg Carrers Fair encerrou a UAlg Careers Week, que começou na passada segunda-feira, 11 de Março, e teve workshops, apresentações e palestras, quer no Campus de Gambelas, quer no Campus da Penha e também no pólo de Portimão.

 

Fotos: Nuno Costa | Sul Informação

Comentários

pub