Provas de triatlo levam 440 atletas à Cidade Europeia do Desporto

Portimão vai receber, este fim de semana, de 23 e 24 de Março, etapas dos campeonatos nacionais de triatlo por […]

Créditos: Depositphotos

Portimão vai receber, este fim de semana, de 23 e 24 de Março, etapas dos campeonatos nacionais de triatlo por clubes e em estafetas mistas. 

As provas juntarão, na Cidade Europeia do Desporto 2019,  perto de 440 atletas.

A competição, dirigida apenas a atletas licenciados na Federação de Triatlo de Portugal, arranca no sábado, 23 de março, com o Campeonato Nacional de Clubes – 1º Triatlo de Portimão, cuja prova feminina está agendada para as 13h00 e a masculina começará hora e meia depois. São esperados cerca de 350 triatletas.

A vertente da natação será composta por duas voltas de 1500 metros num trajeto delineado em frente à Praia da Marina.

Segue-se o ciclismo, num itinerário entre a Marina de Portimão e a Rotunda da Prainha, com passagem pela Avenida S. Lourenço da Barrosa até à rotunda do empreendimento turístico Oceano Atlântico, que será percorrido em quatro voltas, num total de 40,6 quilómetros.

Foto: Clarisse Henriques | Federação Portuguesa de Triatlo

Quanto à corrida, o desafio para os triatletas será correrem 10 quilómetros, através de quatro voltas pela Marina de Portimão. Às 17h15 terá início a cerimónia de entrega de prémios.

No domingo, dia 24, a prova estafetas inicia-se às 10h00 com a componente de natação, na distância de 300 metros, em frente à Praia da Marina, seguindo-se o ciclismo, com duas voltas no percurso da Avenida das Comunidades Lusíadas, com partida e chegada na Marina de Portimão, num total de 8 quilómetros.

Por fim, a corrida, na distância de 2 quilómetros, foi traçada pelas artérias da Marina. Na luta pelo pódio estarão atletas da seleção nacional, de que são exemplos Melanie Santos ou João Pereira.

Foram inscritas 22 equipas, cada uma com quatro elementos (dois femininos e dois masculinos) o que totaliza 88 atletas.

Esta prova em formato de estafetas mistas, que será pela primeira vez modalidade olímpica em Tóquio 2020, é uma «competição de grande espetacularidade, na qual modalidade e atleta estão constantemente a mudar, o que torna o evento muito dinâmico – cada participante fará o triatlo super sprint em cerca de 18 a 20 minutos. A entrega de prémios está marcada para as 12h30», diz a Câmara de Portimão.

A programação também inclui uma ação de formação, intitulada “Treino de Natação em Hipóxia”, a realizar no dia 23 de março nas instalações do Museu de Portimão, entre as 8h30 e as 12h30, e dirigida a treinadores.

Na sequência da realização dos Campeonatos Nacionais de Triatlo, a Câmara Municipal de Portimão informa que, em articulação com as autoridades, será encerrada temporariamente ao trânsito a Avenida Rio Arade (estrada da Marina de Portimão) e a Avenida Das Comunidades Lusíadas (V3) nos seguintes horários: dia 23 – das 13h00 às 18h00 e dia 24 – das 9h00 às 13h00. As alterações à circulação rodoviária estarão devidamente sinalizadas.

Nesse sentido, o acesso à Marina de Portimão deverá fazer-se pelo acesso norte, para o parque de terra batida (antigo parque das caravanas).

Por seu turno, o parque junto à Rotunda da Avenida Comunidades Lusíadas poderá deixar e recolher clientes para e oriundos dos hotéis ali existentes. Quanto ao acesso à Praia da Rocha poderá fazer-se pela Rua D. Martinho Castelo Branco (viaduto) ou, em casos pontuais e de emergência, junto à Rotunda do Amarilis ou Estrada da Rocha. Já o acesso a Alvor deverá fazer-se pela Avenida das Olimpíadas (Estrada de Alvor).

Em termos de público, uma vez que a prova pode ser vista ao longo do percurso no passeio, é aconselhável que as viaturas estacionem no parque de terra batida da Marina.

Comentários

pub
pub