Primavera começa esta quarta-feira e vem cheia de sol

Esta semana também ocorre a terceira super Lua do ano

A Primavera começa esta quarta-feira, dia 20 de Março, às 21h58 (hora de Lisboa) e o primeiro dia vai ser de muito sol, céu pouco nublado ou limpo, temperaturas máximas a rondar os 21ºC no Algarve, Alentejo e Vale do Tejo, e 15ºC no interior Norte.

A culpa deste tempo primaveril que até começou antes da sua época é do anticiclone. Mas, segundo o site Meteofontes, «a partir de sexta-feira temos, para já, uma hipótese para a colocação de uma depressão em altura a SW do Continente, gerando condições de maior instabilidade por cá, durante dois ou três dias».

Voltando à Primavera: às 21h58 de amanhã, o eixo de rotação da Terra encontrar-se-á perpendicular à direção do Sol. No hemisfério norte, isso é o equinócio da Primavera, pois a partir deste instante, o Sol passa a ser visto a norte do equador celeste, e passando a iluminar mais o hemisfério norte terrestre do que o sul, dando assim início à Primavera.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, a Primavera «prolonga-se por 92,789 dias até ao próximo Solstício, que ocorre no dia 21 de Junho, às 16h54».

Mas a semana estará recheada de outros acontecimentos astronómicos: pouco antes das duas horas da madrugada de dia 21, terá lugar a Lua cheia. Por acontecer apenas um dia e seis horas após a Lua ter atingido o ponto da sua órbita mais próximo da Terra (o perigeu), dará lugar à terceira super Lua do ano.

Sendo a primeira Lua Cheia após o equinócio da Primavera, de um ponto de vista astronómico, a Páscoa deveria ocorrer no Domingo seguinte (dia 24), uma vez que esta festividade cristã é sempre marcada em função da primeira Lua Cheia após o equinócio da Primavera.

No entanto, no calendário eclesiástico, o equinócio da Primavera acontece sempre no dia 21 e a Lua Cheia calha no 14º dia de cada mês lunar, os quais têm exatamente 29 ou 30 dias, e não os 29,27 a 29,83 dias que separam duas fases da Lua iguais. Tais factos acabam por atirar a Páscoa para o dia 21 de Abril.

Comentários

pub