Junta de Freguesia de Quarteira deu garrafas reutilizáveis aos funcionários

Iniciativa serviu para assinalar o Dia Mundial da Água

A Junta de Freguesia de Quarteira ofereceu, esta sexta-feira, 22 de Março, garrafas reutilizáveis aos funcionários e colaboradores, incentivando, assim, a redução do uso de plástico e o consumo de água da torneira.

A ação decorreu no Centro Autárquico, no âmbito do Dia Mundial da Água.

«Além de promover a substituição da água engarrafada pela da torneira enquanto opção mais ecológica, económica e acessível, a iniciativa pretendeu ainda sensibilizar os trabalhadores da Junta a adotarem hábitos de consumo mais conscientes, através da sua sensibilização para os problemas ambientais que assolam o nosso planeta, entre os quais o uso excessivo de plástico descartável», diz a autarquia.

«É nossa preocupação acompanhar permanentemente a temática ambiental, desenvolvendo contributos como esta iniciativa que pretende ajudar a reduzir a produção de plástico», frisa Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, apontando ainda a vertente da campanha inerente ao uso racional da água. Uma problemática que, sublinha, deve ser reconhecida por toda a população mundial.

«Calcula-se que apenas 0,5% da água existente seja potável. Não podemos ignorar esta realidade já que se trata de um recurso essencial à vida com um valor inestimável. Devemos a sua preservação às gerações futuras, de forma a garantir a sua existência, sendo esta uma obrigação que deve ser assumida por todos nós», observa Telmo Pinto.

Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial da Água pretende promover a reflexão e discussão sobre a relação entre o homem e a água, abordando temas como a sua conservação e proteção, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para solucionar problemas relacionados com a poluição.

A par desta iniciativa em Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé levou a cabo um conjunto de ações para o uso eficiente da água, no âmbito da nova campanha “Aqui Cuidamos da Água”.

Comentários

pub