Fábio Mendes, jogador de futsal do Centro Social São João, morreu, na tarde deste sábado, 16 de Março, vítima de uma paragem cardiorrespiratória durante o jogo entre esta equipa e o Portimonense.
A informação foi confirmada por Alcides Santos, presidente do Centro Social São João, aos jornalistas presentes no Hospital de Portimão, para onde Fábio Mendes foi transferido.
O Sul Informação estava no Pavilhão Montes Alvor, a acompanhar o jogo. Faltavam 13 minutos para a partida da fase de subida da II Divisão acabar e o Portimonense vencia 5-2 quanto Fábio Mendes, de 28 anos, foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória.
O repórter do nosso jornal Nilton Nunes assistiu a tudo. «O Fábio estava no meio de campo. De repente, caiu e todas as pessoas perceberam que era grave. Gerou-se um clima de grande tristeza logo», conta.
Na plateia estavam seis enfermeiros que ainda tentaram socorrer o jogador. Rochato, jogador do Portimonense e enfermeiro de profissão, também ajudou.
«O INEM demorou cerca de 15 minutos a chegar. Por quatro vezes, ele esboçou alguma reação, mas acabou por ser transferido para o Hospital», conta Nilton Nunes.
O ambiente era de grande comoção no Pavilhão Montes Alvor. «Havia adeptos a chorar, jogadores sentados nos cantos do campo, uns a chorar, outros abraçados. Os próprios jogadores do Portimonense… Foram momentos de muita tristeza», ilustra o repórter.
Dali, a comitiva do São João seguiu para o Hospital de Portimão, onde Fábio Mendes ainda deu entrada. A confirmação da morte viria a ser dada, minutos depois, pelo presidente Alcides Santos.
O Portimonense já veio a público manifestar as «mais sentidas condolências» pelo falecimento de Fábio Mendes.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, reagiu à «trágica notícia», endereçando as suas «mais sentidas condolências» ao clube e à família enlutada: «Foi com uma enorme tristeza que recebi a notícia do falecimento deste jovem durante uma prova de futsal da FPF. Nesta hora de profunda dor e tristeza, deixo, em nome da Federação Portuguesa de Futebol e em meu nome pessoal, os mais sentidos pêsames ao clube São João, à família enlutada e a todos os colegas e amigos que conviveram com Fábio Mendes».