Até os cães tiram selfies no Carnaval de Loulé

Primeiro dia foi marcado pelo bom tempo

O Carnaval de Loulé arrancou este domingo, 3 de Março, com milhares de pessoas a assistir ao corso, numa Avenida José da Costa Mealha lotada. Num ano em que o tema é “Circo Selfie”, até cães pousaram para a fotografia… 

Os 14 carros alegóricos voltaram a surpreender e a encantar o público que foi ainda brindando com um primeiro dia de Carnaval de sol radioso e temperaturas altas.

A sátira – sobretudo política mas também social ou desportiva – volta a estar em destaque, neste Carnaval, enquanto veículo para esmiuçar a atualidade nacional e internacional de uma forma divertida e com uma boa dose de humor.

“Os abraços do Marcelo” não podiam faltar neste desfile já que foi o Presidente da República quem popularizou as selfies e, nesse sentido, a caricatura do Chefe de Estado ao lado de um camionista rumo ao Porto, numa viagem relâmpago da Invicta até Loulé para participar no Carnaval, foi uma das mais sátiras mais apreciadas pelo público.

Mas, numa região com muitos turistas britânicos, o Brexit não escapou a este circo: de um lado, Theresa May, o rosto da saída do Reino Unido da União Europeia, e do outro Angela Merkel, a figura central dessa mesma Europa.

No meio de palhaços, malabaristas, trapezistas, o mais antigo corso do País presenteou, na tarde deste domingo, o seu público com outros artistas de circo bem conhecidos, como Donald Trump e Jair Bolsonaro ou, na área desportiva, os presidentes dos três principais clubes portugueses, numa paródia à atualidade futebolística e a todos os mediáticos casos que têm inflamado o desporto-rei em Portugal.

Este ano, uma das novidades é a utilização de copos ecológicos reutilizáveis, feitos de cartão prensado. Segundo a Câmara de Loulé, «neste primeiro dia de desfile foi já visível a redução do plástico em todo o recinto».

Se ainda não foi ao Carnaval, fique a saber que ainda tem mais duas oportunidades. Hoje, 4 de Março, o corso sai à rua a partir das 15h00 e, esta terça-feira, dia 5, espera-se nova enchente na Avenida José da Costa Mealha no encerramento da folia.

Entretanto, também hoje, a partir das 22h00, o “Palácio” do Nera, na Zona Industrial, recebe mais um Baile de Gala, com o tema “Grandioso Circus Lauroé”.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação e Câmara de Loulé

Comentários

pub