Arquente leva “Sombra” ao Teatro das Figuras

“Sombra” é um espetáculo que conta com a coprodução do Teatro das Figuras

Foto: Helena Gonçalves

“Sombra”, a nova produção da associação da ArQuente, estreia no próximo dia 3 de Abril, no Teatro das Figuras, em Faro. 

Este é um «trabalho sobre o corpo e a incompreensão de o entender. Pessoas que esperam e olham entre si mesmas através dos outros. Os seus corpos tombam e arrastam-se pelo chão, desenhando caminhos possíveis para a existência. A “Sombra” é um espaço protetor de altas temperaturas onde já não podemos fugir daquilo que somos e do que realmente sentimos aqui e agora».

É desta forma que Miguel Moreira, diretor da peça, fala sobre “Sombra”.

O espetáculo sobe ao palco do Teatro das Figuras, espaço escolhido para acolher a estreia nacional da criação, nos dias 3 e 4 de Abril.

Os ensaios, com o elenco composto por seis intérpretes e cocriadores, começaram em Outubro do ano passado, altura em que o grupo performativo algarvio conseguiu que Miguel Moreira aceitasse o convite.

Foto: Helena Gonçalves

«Há muito tempo que desejávamos trabalhar com o Miguel. O trabalho dele é incrível e sabíamos que seria uma experiência única ter alguém assim a dirigir-nos. Foi o Gil Silva [diretor do Teatro das Figuras] que nos colocou em contacto com o trabalho dele e acho que nos apaixonamos desde o primeiro instante», conta Teresa Silva, presidente da Associação Cultural ArQuente.

Para o acompanhar neste processo criativo, Miguel Moreira conta com a colaboração da bailarina Maria Fonseca, com quem trabalha desde 2018 no “Útero”, associação cultural fundada pelo coreógrafo em 1997 e que é o maior testemunho da sua identidade artística e criativa.

Segundo a ArQuente, “Sombra” é, de certo modo, «uma produção inquietante, humana, estética e ímpar, onde o espectador é quem define aquilo que vê».

«O Miguel e a Maria desafiam-nos constantemente a explorar outras dimensões de nós, a vermo-nos nos outros. Quando olho para o outro vejo-me a mim. Penso que depois do “Sombra” não seremos os mesmos, aliás não somos os mesmos no final de cada ensaio», confessa Teresa, entre sorrisos.

A ArQuente – Associação Cultural foi criada em 2006 e desde então desenvolve um trabalho multidisciplinar, tocando e juntando o teatro, as artes performativas, a dança, a música, as artes visuais e multimédia.

“Sombra” é um espetáculo que conta com a co-produção do Teatro das Figuras.

 

Ficha artística e técnica:

Sombra– nova produção ArQuente

Direção: Miguel Moreira em colaboração com Maria Fonseca

Co-criadores e Intérpretes: António Guerreiro, Carolina Cantinho, Fúlvia Almeida, Ricardo Mendonça, Tátá Regala e Teresa Silva

Luz: Jorge Rosado

Som: Claudio Felisberto

Operação de Luz: Jorge Pereira

Operação de Som: Cláudio Felisberto

Classificação etária: maiores de 16 anos

Coprodução: ArQuente e Teatro das Figuras

Fotografia: Helena Gonçalves
Cartaz: Bruno Rodrigues

Comentários

pub