Albufeira e In Loco juntam-se para ajudar populações rurais

Iniciativa insere-se no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)

As Juntas de Freguesia de Guia e Paderne têm, desde o início do ano, atendimentos de apoio às populações rurais do concelho, no âmbito de um projeto da Associação In Loco.

Na Guia, este atendimento realiza-se na segunda e na quarta segundas-feiras de cada mês, das 9h30 às 12h30. Já em Paderne, na primeira e na terceira segunda-feira de cada mês, das 14h00 às 16h00.

A iniciativa, que se insere no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), tem por objetivo contribuir para a implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para o Interior do Algarve Central, liderada pela Associação In Loco.

Albufeira é parceira do projeto desde 2016, ano em que a autarquia assinou um protocolo com a In Loco, que visa reforçar e diversificar o tecido económico das referidas localidades, ampliar a capacidade de atratividade do território através da valorização e promoção dos seus recursos, reforçar o potencial do setor agrícola e das atividades de transformação primária, investir na capacitação das organizações sociais e dos agentes económicos e promover a coesão social.

O presidente da Câmara de Albufeira refere que «apesar do turismo constituir a principal atividade económica da região é imperioso aproveitar o atual período de programação financeira para promover a diversificação da base produtiva do concelho».

José Carlos Rolo justifica que «é necessário concentrar esforços em processos de inovação que ajudem a criar novos produtos e serviços com potencial de mercado, favoreçam a articulação entre setores-chave da economia, valorizem os produtos endógenos da região e contribuam para a criação de emprego e diminuição dos impactos da sazonalidade».

Comentários

pub