Tavira vai estar em Maré de Contos e de leitura em Março

A palavra escrita e falada estará em grande destaque, em Tavira

Em Março, Tavira vai ter uma “Maré de Contos”, que será seguida por uma Semana da Leitura. No próximo mês, a palavra contada e escrita vai estar em grande destaque em duas inicitivas distintas, com a festa a começar no dia 6 e a continuar até ao dia 15.

De 6 a 9 de Março, a associação Rock da Baixamar, em parceria com a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, promove a 11ª edição do Maré de Contos, em diversos espaços do concelho.
Este é, segundo a Câmara de Tavira, « um festival que visa evidenciar a leitura, a escrita, a literatura e a ilustração como formas de expressão cultural e artísticas centradas na palavra».

Nos cinco dias de evento, a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos vai acolher uma Feira do Livro Infanto Juvenil e a exposição “Olhos tropeçando em nuvens e outras coisas – haicais ou quase” de Rachel Caiano e alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia.

Nos dias 6 e 7 de Março Carlos Canhoto levará as sessões de marionetas e contos “Livros & Bonecos” às escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Tavira.

Nos mesmos dias, entre as 18h00 e as 20h30, decorre a oficina “Livros e Contos para pessoas especiais”, Biblioteca Municipal. Esta ação será orientada por Miguel Horta e dirige-se a pais e educadores de jovens com necessidades especiais.

Tratando-se de um festival de contos, não faltarão especilistas na arte de os contar.

No dia 6, às 21h30, Thomas Bakk e Miguel Horta vão protagonizar uma sessão de música e contos no Clube de Tavira.

Biblioteca Álvaro de Campos

A 7 de Março, Fernando Guerreiro e Sofia Maúl levam contos em português e inglês ao Café Távila e no dia 8, às 22h00, há Baile Cantado no Clube de Tavira.

No último dia do Maré de Contos, há várias inciiatiavs, desde logo a oficina “Livro – Para além do Objecto”, com Leonor Pêgo, que vai decorrer na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos e que tem como público-alvo «adultos, jovens, educadores e professores».

Carlos Marques também estará em Tavira, no dia 9, para protagonizar dois espetáculos. Na Sociedade Recreativa Musical Luzense, às 18h00, o contador de histórias vai protagonizar o espetáculo “A Ela ninguém Escapa”. Mais tarde, às 22h00, apresentará “Lado B – Levantei-me do chão”, «momento inspirado no livro de José Saramago “Levantado do Chão”».

Entre os dias 11 e 15 de Março, será a vez da Semana da Leitura espalhar palavras e histórias.

Durante uma semana, as bibliotecas da rede pública e privada são convidadas a celebrar a leitura com ações literárias que traduzam ambientes plurais que motivem a participação dos mais novos em atividades de leitura livres.

Do programa  fazem parte a “Galeria de Autores”, em que os autocarros Sobe e Desce voltam a acolher diversos momentos de leitura, sessões de leitura espontânea em diversos espaços da cidade e a iniciativa “Tavira a Ler”, que envolve estudantes das escolas do concelho.

«A Semana da Leitura visa partilhar o gosto pelos livros e o prazer de ler, num mundo em que outras formas de entretenimento ganham cada vez mais adeptos. A leitura estimula a imaginação, proporciona conhecimento e ativa os sentidos e as emoções», resume a Câmara de Tavira, que realiza o evento em parceria com a Rede de Bibliotecas de Tavira, os estabelecimentos escolares do concelho e a Rádio Gilão.

Comentários

pub