Prémio Árvore Portuguesa do Ano entregue a azinheira secular de Mértola

A cerimónia termina com um piquenique debaixo da copa da azinheira

A cerimónia de entrega do Prémio Árvore do Ano 2019 à Azinheira Secular de Monte Barbeiro, ma freguesia de Alcaria Ruiva, Mértola, terá lugar no dia 12 de Fevereiro, com início às 10h30, junto à árvore.

Além da entrega do prémio, a cerimónia conta com as comunicações de Pedro Silveira, da UNAC – União da Floresta Mediterrânica, que fará o enquadramento do concurso, de Pedro Rocha, do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que dará a conhecer como é feita a manutenção de uma árvore secular, e de Maria Bastidas, da ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, que falará da importância das azinheiras e do montado.

A sessão termina com uma intervenção de Ana Paiva Brandão, da UNAC, que falará sobre o concurso europeu, que está a decorrer em https://www.treeoftheyear.org/home. É um galardão ao qual a árvore de Mértola é agora concorrente.

A cerimónia termina com um piquenique debaixo da sua copa, que tem 23,28 metros de diâmetro médio e uma área com cerca de 487 metros quadrados.

Comentários

pub