Portimão homenageou o «desportista de eleição» Filipe Santos

Também foram homenageados na mesma cerimónia Paulo Sousa, treinador Filipe Santos, e João Nascimento, presidente da direção do clube O2 Portimão

O nadador portimonense «de eleição» Filipe Santos recebeu hoje a medalha de honra Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED), na sequência do recorde do mundo, europeu e nacional alcançado na prova dos 25 metros mariposa Classe SM21-SDown, que integrou o Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada.

A Câmara de Portimão decidiu galardoar o atleta, na sequência da conquista de «mais um importante triunfo para o seu palmarés, que inclui dezenas de títulos mundiais, europeus e nacionais, tendo batido um máximo mundial com mais de 10 anos».

«O Filipe é um desportista de eleição, para além de um ser humano extraordinário, que devemos acarinhar e incentivar, para que continue a ter bons resultados. Ele está no nosso coração e já faz parte da história coletiva do desporto local, uma vez que leva o nome do município bem longe», considerou a presidente da Câmara de Portimão Isilda Gomes, durante a cerimónia de hoje.

O clube O2 Portimão, pelo qual alinha o recordista portimonense, também esteve representado na cerimónia, nomeadamente por João Nascimento, presidente da direção, e por Paulo Sousa, treinador Filipe Santos, que também foram homenageados.

O técnico, que treina Filipe Santos desde 2005, revelou que o próximo desafio será o Campeonato Europeu de Piscina Longa, a decorrer de 12 a 22 de Setembro na ilha italiana da Sardenha, no qual o nadador participará nos 50 metros mariposa e nos 50 metros costas.

«Durante o mês de Agosto iremos treinar na piscina longa de Loulé, para que o atleta se habitue a esta distância. Para um desempenho ao mais alto nível, exige-se uma boa preparação física, muita concentração e a afinação de um ou outro detalhe técnico, sendo necessária uma gestão rigorosa, que só depende do Filipe, para que nos traga mais alegrias», revelou Paulo Sousa.

Comentários

pub