Odemira sensibiliza e esclarece sobre limpeza de terrenos e queimadas

A legislação obriga a que os trabalhos de gestão de combustível devam decorrer até ao dia 15 de Março

Cinco ações de sensibilização e esclarecimento sobre limpezas de terrenos e realização de queimas e queimadas decorrem, até 24 de Fevereiro, no concelho de Odemira. 

As iniciativas estão marcadas para os mercados de S. Martinho das Amoreiras (dia 14), Vila Nova de Milfontes (dia 16), Boavista dos Pinheiros (dia 17), Santa Clara-a-Velha (dia 23) e S. Luís (dia 24).

«Compete aos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que a qualquer título detenham terrenos, proceder à limpeza de forma a reduzir o combustível (material vegetal e lenhoso), com o objetivo de, em caso de incêndio, dificultar a propagação do fogo na horizontal e na vertical, junto de terrenos vizinhos ou habitações», diz a Câmara de Odemira.

As coimas aplicadas pela ausência de gestão de combustível (limpeza de terrenos) foram aumentadas para o dobro em relação ao ano anterior, sendo de 280 a 10 mil euros, no caso de pessoa singular, e de 1.600 a 120 mil euros no caso de pessoas coletivas.

A legislação obriga a que os trabalhos de gestão de combustível devam decorrer até ao dia 15 de Março, para os terrenos de particulares, em aglomerados populacionais e parques de campismo.

Comentários

pub